Diocese de Santo André

Retrospectiva 2021: Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé zela pelo magistério doutrinal da Igreja

A Comissão Episcopal Pastoral para Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é uma das comissões mais antigas da entidade – foi instalada praticamente com a criação da CNBB.

A comissão é composta por 5 bispos, 1 Assessor e 11 peritos nas várias áreas e disciplinas da teologia entre elas: bíblia, moral, sistemática e dogmática. Além disso, a comissão também presta assessorias analisando alguns textos litúrgicos e escritos relacionados à fé.

Durante o ano de 2021, a comissão lançou, por meio das Edições CNBB, dois subsídios doutrinais: “Vida: dom e compromisso I – Fé cristã e opção preferencial pelos pobres”, que tem o objetivo de resgatar o significado da opção pelos pobres em suas raízes bíblicas, patrísticas e teológicas e, em sua ressonância com o Magistério da Igreja e a teologia latino-americana e o “Vida: dom e compromisso II – Fé cristã e aborto”, que aborda respostas à interrogação sobre quando começa a vida, análises acerca da sacralidade, do direito e da defesa do dom de viver, além de indicações para uma cultura de cuidado e compromisso com a vida humana.

“Os membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, assim como os de todas as demais Comissões da CNBB, tiveram que enfrentar, com esperança cristã e espírito criativo, os desafios impostos pela emergência sanitária que estamos vivendo. Em face às adversidades, os membros da Comissão procuraram manter suas atividades, ainda que de modo remoto”, ressalta o bispo de Santo André (SP) e presidente da comissão, dom Pedro Carlos Cipollini.

Os membros da comissão se reuniram periodicamente, de modo remoto, para desenvolver as atividades pastorais; participaram das reuniões oficiais da Conferência e deram pareceres sobre os textos que lhe foram submetidos. Além disso, em janeiro de 2021, a comissão ganhou novo assessor, o padre diocesano Luiz Henrique Brandão de Figueiredo.

“Para o ano de 2022, será realizada, caso não ajam intercorrências devidas à situação pandêmica, a Reunião Anual Ordinária, com a participação dos bispos da Comissão e todos os peritos. Além desta reunião, agendada para os dias 1º e 2 de fevereiro de 2022, haverá também os encontros restritos aos bispos integrantes da Comissão”, destaca o assessor da comissão padre Luiz Henrique.

Segundo o presidente, a comissão tem a função de assessorar o episcopado brasileiro em algumas questões doutrinais; “promover a fidelidade à doutrina da Igreja, a integridade na sua transmissão, a inteligência da fé, o seu testemunho ante os desafios atuais e, sobretudo, assistir a CNBB no exercício do magistério doutrinal”, destaca.

A comissão conta com a colaboração do Grupo Interdisciplinar de Peritos (GIP) e do Grupo de Peritos em Bíblia (GPB). O GIP é um órgão de assessoria teológica para auxiliar a CEPDF no cumprimento de sua missão e de suas atribuições. O GPB é encarregado da revisão da tradução da Bíblia da CNBB e corresponsável da revisão dos Lecionários litúrgicos.

Fonte e foto: CNBB

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá