A Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo André deu início às atividades de 2022 reunindo coordenadores regionais e paroquiais da Pascom das dez regiões pastorais, na Manhã de Espiritualidade conduzida pelo vigário geral Pe. Joel Nery e realizada no sábado (19/02), no salão da Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.
O encontro
A Manhã de Espiritualidade teve início com a acolhida dos participantes e contou com momentos de profunda oração, cantos e meditações dos salmos, de partilha e breve confraternização. A iniciativa atendeu ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, principalmente os itinerários 1 e 2, com o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, e proporcionar um caminho de vivência com Jesus. Pe. Joel, que também é pároco da Catedral, falou da espiritualidade dos agentes da Pascom e da participação da vida em comunidade. Destacou a participação dos agentes nos momentos da vida paroquial, especialmente na Santa Missa: “participação ativa, que não quer dizer apenas trabalhar, mas rezar, silenciar e meditar.”
O presbítero conduziu uma reflexão a partir do texto bíblico de At 10, 36-39, discurso em que Pedro faz uma síntese da vida de Jesus, com o foco no versículo 38, onde o apóstolo diz que “Jesus andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo demônio”. A partir desse texto, Pe. Joel destacou que em nossas pastorais, devemos também fazer o bem a todos e evitar tudo aquilo que causa divisão em nossas comunidades.
Num segundo momento, os participantes refletiram sobre os textos de Rm 12, 1-21, passagem bíblica na qual o apóstolo Paulo nos relembra que somos todos um só corpo, e como membros do mesmo corpo, embora com dons diferentes e ministérios diferentes, devemos trabalhar em prol do amor.
A avaliação
A coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação, representada por Fernanda Minichello, Taíse Palombo e pelo assessor seminarista Douglas Colácio, divulgou um texto de agradecimento pela participação dos agentes da Pascom e o aprendizado que fica dessa Manhã de Espiritualidade: “Durante o ano passado realizamos reuniões online com os agentes da Pascom de todas as regiões pastorais num momento de escuta. Em 2020 (quando a OMS, Organização Mundial da Saúde, decretou no mês de março, o início da pandemia da Covid-19) tivemos que crescer muito as pascoms paroquiais para realizar as transmissões das missas e lives nas redes sociais. No entanto, buscamos refletir ao longo dos dois últimos anos, como manter esse trabalho em sintonia com o sagrado e com momentos de espiritualidade que são necessários para a caminhada pastoral. Essa Manhã de Espiritualidade com os regionais e coordenadores paroquiais teve justamente esse objetivo de dizer a eles que sejam disseminadores de mais momentos como esse. Os agentes precisam se reconectar com Deus e entender o grande objetivo de ser Pascom e o porquê de estarmos ali. Existe a necessidade de que tenhamos mais momentos de escuta, de momentos de oração, de rezar juntos, de iniciar todas as reuniões desta forma. Pode-se manter as reuniões online, grupos de WhatsApp, mas que as reuniões presenciais voltem a acontecer e se iniciem sempre com momentos de espiritualidade, de entrega e de partilha de cada um. Estamos muito felizes e confiantes de que iremos ter um 2022 de encontro com o sagrado e de exitosos trabalhos da Pastoral da Comunicação, cuja missão é atuar como Pastoral de Conjunto, de articular, de levar o anúncio da Boa Nova aos irmãos e irmãs a todos os cantos de nossa Diocese e servir à Igreja, que é o povo de Deus. Muito obrigado pela participação de todos e todas!”
Leia mais:
Experiência com Jesus é fundamental para agentes da Pascom