Diocese de Santo André

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora comemora 54 anos e conta com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini

No último sábado, 12/03/2022, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na Rua Málaga, 380, Parque Capuava, em Santo André, celebrou o aniversário de 54 anos. Presidindo a missa comemorativa, Dom Pedro Carlos Cipollini foi recepcionado por toda comunidade, bem como o atual pároco, Pe. Márcio Rodrigues Pontes, e também o Padre emérito Antônio Moura da Silva.

Dom Pedro parabenizou à comunidade e propôs uma reflexão para recordar, sob o altar de Deus, os tantos irmãos e irmãs que passaram pela comunidade, que lutaram, batalharam e transmitiram a fé. “Se vocês estão aqui hoje é porque muitos foram levando essa tocha da fé em Cristo e foram passando de mãos em mãos. A Comunidade Paroquial é muito importante, porque reúne e une o testemunho de Jesus”, comentou o bispo da Diocese de Santo André sobre o aniversário paroquial. 

Padre Márcio, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora há um ano e quatro meses, comentou sobre a importância desta data: “Celebrar 54 anos é continuação da história. Toda vez que celebramos um aniversário nós damos seguimento ao trabalho da evangelização, ao envolvimento da comunidade. O dia de hoje representa a retomada da caminhada de fé e ter a presença do bispo aqui é extremamente importante, é o nosso pastor neste momento”.

Durante a homilia, Dom Pedro Carlos Cipollini, comentou que a palavra de Deus nos ilumina, dá força e nos alimenta à fé. No evangelho do dia, Jesus vai à Jerusalém com os apóstolos Pedro, João e Tiago, que ficam desanimados, porque esperavam o Messias glorioso e triunfante, mas Jesus para animá-los se transfigura e aparece em Sua Glória, que Ele terá depois da Ressurreição. Os apóstolos ficam entusiasmados e não querem sair da presença. 

“Naquela época, partiam-se os animais ao meio e estendia e alguns diziam ‘Olha Deus se eu falhar na minha promessa, que isso aconteça comigo também’, mas a palavra de Deus nos fala sobre algo muito importante: a aliança amor de Deus com Abraão, que sempre foi fiel e tinha a promessa que, do meio do povo, teriam muitos descendentes, dentre eles: Jesus Cristo – que veio para renovar a aliança – não é só pra essa terra, mas para o tempo da história. Jesus faz aliança com toda a humanidade, quem acredita n’Ele viverá para sempre. São Paulo diz aos cristãos: “vocês são cidadãos do céu, a nossa vida não termina nessa terra”, como cidadãos do céu, devemos viver nessa aliança, que se reflete na partilha, amando a Deus acima de tudo, mas na prática, amamos a Deus amando o próximo”, explica o bispo da Diocese de Santo André, que continua: “Meus irmãos, devemos continuar firmes na aliança com Deus, amando-O, e também ao próximo, firmes na contemplação de Jesus como seu Salvador na cruz e na glória, firmes professando a fé na vida eterna e pátria eterna, porque aqui não temos cidade permanente”, diz o bispo. 

Como reflexão sobre o papel dos cristãos, Dom Pedro propõe a reflexão: “Muita gente faz o bem, mas qual a diferença deles e nós, cristãos? É que nós fazemos o bem do jeito de Jesus, como Ele mandou, à partir da fé. E isso faz toda a diferença. Nós temos uma missão especial: fazer como Ele mandou, com o amor que passa pela cruz, que é todo empenho, todo nosso trabalho, luta, desencontros, encontros e as dificuldades que passamos para professar nossa fé”, finaliza, Dom Pedro.

Missa é marcada por forte chuva

A partir da homilia, a chuva forte marcou presença, mas não desanimou os fiéis que ali estavam. Alguns se abrigaram dentro da igreja e outros continuaram na chuva. “É uma tradição nossa fazer missa campal, reunimos as três comunidades, os 16 núcleos e todos aqui vestem a camisa, literalmente. Todos estão para participar, com chuva ou sem” – diz o pároco, Padre Márcio Rodrigues Pontes. Já o bispo da Diocese, complementa: “A chuva é o sinal da bênção de Deus que cai do céu sobre esta paróquia”.

Ao final da missa, o Padre emérito, Antônio Moura da Silva, que participou ativamente da construção da comunidade e foi o primeiro pároco, contou sua trajetória, desde sua ordenação, feita por Dom Jorge Marcos de Oliveira, primeiro bispo da Diocese de Santo André, até os dias de hoje, que resume com muita emoção o marco de 54 anos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – “Essa comunidade é a minha vida”.

 

Sobre a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Endereço: Rua Málaga, 380 – Parque Capuava | CEP: 09271-090 – Santo André/SP
Pároco: Pe. Márcio Rodrigues Pontes
Uso de Ordem: Pe. Antônio Moura da Silva (Emérito)
Contato: Telefone: 4472-3391 | E-mail: auxiliadora@diocesesa.org.br
Expediente Paroquial: Segunda a Sexta 9h às 17h | Sábado 9h às 16h
Horários das Missas aos finais de semana:
Matriz Paroquial: Sábados 19h | Domingos 7h e 18h
Com. São Sebastião: Domingos às 8h30
Com. Santo Antônio de Sant’Anna Galvão e São Tiago: Domingos às 10h

Para saber mais, acesse: https://www.auxiliadorasantoandre.com.br/ 

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba