Neste mês vocacional, somos convidados a refletir acerca da importância de cada vocação na vida da comunidade. Hoje, de forma especial, celebramos e meditamos a vocação à vida consagrada. Essa vocação é vivida por homens e mulheres que desejam abraçar a proposta e o exemplo de Jesus Cristo numa vida de consagração a Deus. O Papa Francisco sempre recorda que onde estão os consagrados, está também a alegria!
A vida consagrada é aquela que testemunha a vivência do Reino de Deus conforme o que o próprio Jesus ensinou e viveu no Evangelho. Marca fundamental disso é a profissão dos conselhos evangélicos de pobreza,castidade e obediência, que coloca os homens e as mulheres consagrados como sinal e profecia num mundo tão fragilizado e marcado pela falta de fé.
Os consagrados, por amor a Jesus Cristo, servem à Igreja através da missão e de diversos carismas específicos: são dons para tantos irmãos e irmãs.
Em nossa diocese há muitas expressões da vida consagrada, seja ela religiosa ou leiga. Diversas são as congregações e institutos masculinos e femininos, de vida ativa ou contemplativa. Tantas outras são as Novas Comunidades, grande expressão de batizados que querem seguir a Jesus na radicalidade, servindo ao povo como missionários, numa expressão completa da natureza da vocação cristã. Nossa diocese conta também com a Ordem das Virgens e das Viúvas, pela qual mulheres leigas consagram-se ao serviço de nossa igreja particular, engajadas em suas comunidades. Várias são, portanto, as formas de viver uma vida consagrada a Deus. Que possamos hoje pedir ao Senhor da Messe por mais operários! Quer saber mais sobre vocação e ser ajudado em seu processo de discernimento vocacional? Procure nosso SAV Diocesano através do e-mail sav@diocesesa.org.br ou do Instagram @vocacionalsa
Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional Diocesana