Diocese de Santo André

Comunidade Eclesiais de Base realizam encontro em Rio Grande da Serra

Na manhã do domingo, 23 de outubro, no salão da Paróquia São Sebastião em Rio Grande da Serra, aconteceu o encontro dos integrantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de Santo André, organizado pelo assessor Padre Luiz Tofanelli e a coordenadora Andréia Nascimento.

Dom Pedro Carlos Cipollini, nosso bispo diocesano, esteve presente no encontro e comentou sobre a importância das CEBs na criação e formação das comunidades: “Vivemos a sinodalidade na nossa diocese, quando juntos criamos nosso 8° plano diocesano de pastoral.” Durante o encontro, foi refletida a relação da CEBs e sinodalidade, a partir da cartilha que o serviço de articulação continental das CEBs apresentou em 2021, e da síntese diocesana para o sínodo dos bispos.

O encontro fez ressoar o apelo do Papa Francisco por uma Igreja Sinodal, onde todos tenham consciência e se empenhem no caminho de comunhão, participação e missão. Reconhecendo os pontos que reforçam e os obstáculos que limitam a sinodalidade procurou se renovar o ardor de uma igreja missionária que busca ir ao encontro, escutar e discernir sobre os novos problemas. 

Sem respostas prontas, o encontro buscou uma eclesiologia de comunhão através do amor em ação, que tem como unidade o dom de Deus, mas também como tarefa que exige empenho e diálogo, concentrando-se também nos exemplos da igreja primitiva, de povos ancestrais e alguns testemunhos das CEBs da Argentina e do Equador.

A coordenadora diocesana  falou sobre o papel do leigo: “Nós leigos devemos viver a corresponsabilidade missionária da nossa igreja. A CEBs têm um papel ativo nessa missão, pois saímos do  templo para evangelizar, como pede nosso querido papa.”

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá