Diocese de Santo André

Missa de Abertura da 38° Semana do Migrante reflete migração e soberania alimentar

A 38ª Semana do Migrante iniciou-se no domingo, 18 de junho, com a celebração da Missa na Paróquia Sagrada Família, em São Bernardo do Campo, tendo como tema “Migração e Soberania Alimentar”, o evento continuará até o dia 25 de junho. O lema da semana é “Para o Migrante, Pátria é a terra que lhe dá o Pão”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que abordou o tema “Fraternidade e Fome”.

A Celebração Eucarística foi conduzida pelo pároco e vigário pastoral, Padre Everton Gonçalves, e contou com a presença do assessor da Pastoral do Migrante, Padre Pierre Dieucel, CS, bem como agentes pastorais atuantes nas paróquias da Diocese de Santo André.

Na homilia, Padre Everton destacou a liturgia da palavra, proclamada pelo assessor diocesano. Ele enfatizou que ser Igreja é ser o povo e o rebanho escolhido por Deus, caminhando juntos e cumprindo a missão. Jesus é apresentado como o pastor do rebanho, presente no meio deles e chamando-os a serem uma presença viva na vida dos irmãos. Assim como Deus libertou o povo no Egito, Ele continua buscando salvá-los e libertá-los das dificuldades impostas pela vida. Deus escolheu-os como Seu povo, não para excluir os outros, mas para demonstrar Seu amor e permitir que outros também experimentem Sua graça.

O vigário pastoral também ressaltou que Deus encarnou, viveu entre eles e compartilhou suas dores e angústias. Ele se fez migrante, olhou para a multidão e viu um rebanho disperso e sem pastor. Um rebanho sem pastor está vulnerável ao mal, assim como estava o povo de Deus. Por estar cansado de ver Seu povo sem orientação, Deus desceu e encheu-se de compaixão, trazendo uma nova dinâmica. Ele escolheu doze entre eles, assim como nos escolheu também. Ele nos envia com autoridade para sermos a presença de Deus no meio de todos e anunciarmos a esperança.

Desafiou os presentes a refletirem sobre o trabalho da Pastoral do Migrante:

“Nós, que fomos batizados e enviados, também temos essa missão. Devemos nos questionar: estamos proclamando o amor de Deus? Somos uma única nação, filhos de Deus, sem fronteiras. Assim como São João Scalabrini, que testemunhou o sofrimento e cuidou de todos, em nossa diocese temos a Pastoral do Migrante, que possui esse carisma. Na região do Grande ABC, nossa realidade é acolher e ser a presença de Jesus que acolhe, pois somos o rebanho de Deus.”

No final da celebração, Padre Pierre convidou os agentes para se apresentarem e falarem sobre seus trabalhos nas paróquias, incluindo alguns de outras nacionalidades que atuam acolhendo os irmãos migrantes.

O assessor diocesano agradeceu ao Padre Everton por acolher a Pastoral do Migrante em sua paróquia e por todo o apoio pastoral oferecido.

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão