Diocese de Santo André

Diocese de Santo André se une ao Papa Francisco em dia de oração mundial pela paz

Em resposta ao crescente conflito entre o Hamas e Israel, o Papa Francisco declarou dia 27 de outubro, sexta-feira como um dia de jejum, penitência e oração mundial pela paz. O momento de oração ocorreu às 18h na Praça São Pedro, no Vaticano, e foi aberta a fiéis de todas as denominações religiosas.

O pontífice pediu a participação ativa das igrejas de todo o mundo: 

“Peço a todas as Igrejas particulares que participem, predispondo iniciativas similares que envolvam o Povo de Deus”.

O chamado foi dirigido especialmente a todas as dioceses do mundo, e em nossa diocese, a Santa Missa foi presidida pelo Padre Fernando Valadares, assessor diocesano da Divina Misericórdia, na Catedral Nossa Senhora do Carmo. 

Em sua homilia, o padre  trouxe à luz os ensinamentos do Evangelho, incentivando os fiéis a refletirem sobre sua posição diante da liberdade e evidenciou que a verdadeira liberdade não se baseia apenas em escolhas pessoais, mas em um chamado sincero do coração, ressaltando a importância da misericórdia e do compromisso divino em nossas vidas.

O assessor diocesano também mencionou os desafios cotidianos e as batalhas espirituais enfrentadas por muitos, afirmando que, apesar das distrações mundanas e dos obstáculos, os sinais de Deus estão sempre presentes. Citando o apóstolo Paulo, lembrou a congregação da constante luta interna entre o bem e o mal, e da necessidade de reconciliação, concluindo com um  apelo:

 “É fundamental que permitamos que o Espírito Santo nos guie e que busquemos a conexão não só com o coração de Deus, mas também com nosso próprio coração”. 

Após a missa, com a catedral cheia, o Santíssimo Sacramento foi exposto para adoração. Durante duas horas, orações clamaram pela paz mundial, em especial para aqueles sob ameaça constante. Foi um momento de reflexão sobre reconciliação, perdão e diálogo.

O dia 27 de outubro foi escolhido para marcar o 37.º aniversário do “Espírito de Assis”, um histórico encontro inter-religioso em 1986, em Assis, Itália, convocado por João Paulo II. Na ocasião, líderes de diversas religiões uniram-se em oração pela primeira vez, visando uma vida fraterna global.

Acesse as fotos aqui

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba