Diocese de Santo André

Diocese de Santo André se une ao Papa Francisco em dia de oração mundial pela paz

Em resposta ao crescente conflito entre o Hamas e Israel, o Papa Francisco declarou dia 27 de outubro, sexta-feira como um dia de jejum, penitência e oração mundial pela paz. O momento de oração ocorreu às 18h na Praça São Pedro, no Vaticano, e foi aberta a fiéis de todas as denominações religiosas.

O pontífice pediu a participação ativa das igrejas de todo o mundo: 

“Peço a todas as Igrejas particulares que participem, predispondo iniciativas similares que envolvam o Povo de Deus”.

O chamado foi dirigido especialmente a todas as dioceses do mundo, e em nossa diocese, a Santa Missa foi presidida pelo Padre Fernando Valadares, assessor diocesano da Divina Misericórdia, na Catedral Nossa Senhora do Carmo. 

Em sua homilia, o padre  trouxe à luz os ensinamentos do Evangelho, incentivando os fiéis a refletirem sobre sua posição diante da liberdade e evidenciou que a verdadeira liberdade não se baseia apenas em escolhas pessoais, mas em um chamado sincero do coração, ressaltando a importância da misericórdia e do compromisso divino em nossas vidas.

O assessor diocesano também mencionou os desafios cotidianos e as batalhas espirituais enfrentadas por muitos, afirmando que, apesar das distrações mundanas e dos obstáculos, os sinais de Deus estão sempre presentes. Citando o apóstolo Paulo, lembrou a congregação da constante luta interna entre o bem e o mal, e da necessidade de reconciliação, concluindo com um  apelo:

 “É fundamental que permitamos que o Espírito Santo nos guie e que busquemos a conexão não só com o coração de Deus, mas também com nosso próprio coração”. 

Após a missa, com a catedral cheia, o Santíssimo Sacramento foi exposto para adoração. Durante duas horas, orações clamaram pela paz mundial, em especial para aqueles sob ameaça constante. Foi um momento de reflexão sobre reconciliação, perdão e diálogo.

O dia 27 de outubro foi escolhido para marcar o 37.º aniversário do “Espírito de Assis”, um histórico encontro inter-religioso em 1986, em Assis, Itália, convocado por João Paulo II. Na ocasião, líderes de diversas religiões uniram-se em oração pela primeira vez, visando uma vida fraterna global.

Acesse as fotos aqui

Compartilhe:

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus