Diocese de Santo André

Por que Jesus é chamado de Rei?

Caros irmãos e irmãs, em nossa época se acabaram os reis e os reinos, restam poucos. Então, nos perguntamos: por que este título de “Rei do Universo” dado a Jesus? Pilatos lhe perguntou: “Tu és rei?”, e Jesus respondeu que sim, e que para isso veio ao mundo. De onde brota então a realeza de Jesus? Brota de seu relacionamento com o Pai, que o enviou e que é maior que Ele, que tudo lhe confiou. Jesus é humano como nós, mas não podemos nos esquecer de que Ele é também o Filho de Deus. Jesus tinha
consciência de ser Deus e homem verdadeiro. Daí brota a autoridade com que Ele ensinava tudo o que ouviu do Pai e propagava o Reino. Ele chama a Deus de Abbá (paizinho).

A experiência profunda de filiação divina, seu relacionamento de filho para com Deus, seu Pai, afeta toda a vida humana e a existência de Jesus. Por isso, Jesus é livre diante de todas as autoridades políticas e religiosas. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ao dizer que Jesus é Rei, portanto, estamos professando nossa fé na sua divindade, na sua ligação filial com o Pai criador, o qual é o único rei de todo o universo criado por Ele, pelo Filho na unidade do Espírito Santo.
Jesus é Rei porque “Deus o exaltou e agraciou com um nome acima de todo nome, para que, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua reconheça, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor” (Fl 2, 9-11).

Unidos a Jesus e trabalhando na missão em prol do Reinado de Deus, com ele reinaremos (cf. Rm 8, 17). Nesta celebração de Cristo Rei, todos os fiéis batizados, todos os leigos e leigas são abençoados e confirmados como discípulos-missionários de Jesus.
Viva Jesus Rei do Universo! Abençoados sejam os milhares de leigos e leigas de nossa Diocese de Santo André, que vivem a missão batismal de testemunhar e anunciar o Evangelho.

Fraterno abraço de vosso bispo, repleto de estima e gratidão!
+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração