Conheça a biografia do futuro Diácono Transitório, Willian Maia

Com alegria renovada a Diocese de Santo André comunica a ordenação diaconal de três seminaristas que com o espírito de serviço, a exemplo de Jesus Cristo, onde os candidatos ao presbiterado são convidados a serem sinal da presença de Deus na vida de cada ser humano.

Os candidatos receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem pelas mãos de Dom Pedro Carlos Cipollini, dando mais um grande passo rumo ao sacerdócio, no dia 16 de dezembro, às 9h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo.

Para conhecermos mais a história desses três jovens seminaristas, os convidamos para nos contarem suas histórias, e nesta matéria iremos conhecer um pouco mais da vida do Seminarista Willian Maia Gomes Leite

Conheça a biografia do futuro Diácono Transitório, Willian Maia

Nasci em 01 de março de 1998, sendo o filho mais velho dos três filhos de Sérgio Gomes e Zélia Maia. Fui batizado no mesmo ano, no território da atual paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Cresci em Santo André, aos nove anos me tornei coroinha e comecei a fazer catequese, recebendo a primeira comunhão aos onze anos. Sempre gostei de estar na igreja e desde cedo fazia leituras nas missas, participava dos eventos e atividades da comunidade.

Aos quinze anos recebi o sacramento da Crisma e comecei a pensar mais sobre o que queria cultivar como meta de vida: a que missão Nosso Senhor me chamava? Qual seria a profissão ou estado de vida que eu deveria seguir? O que Jesus Cristo queria de mim?

Enquanto isso, cursava o Ensino Médio integrado ao curso técnico de Edificações na ETEC Júlio de Mesquita. Ao mesmo tempo que pensava em seguir os estudos na área de construção civil, também pensava cada vez mais em consagrar minha vida de forma mais intensa ao Senhor.

Foi assim que, aos dezesseis anos, com o incentivo do padre que estava em nossa paróquia, comecei a participar dos encontros vocacionais de nossa diocese. A partir desses encontros, pude aprofundar-me mais na vocação ao ministério ordenado na Igreja e comecei a refletir com maior intensidade se o Senhor não estava me chamando para isso. Sentia que só conseguiria ser feliz se buscasse me entregar todo a Deus e queria levar avante essa meta de entrega total a partir do discernindo a vocação ao sacerdócio. Queria uma vida que tivesse sentido e via que o que fazia a vida ter sentido era Deus.

Pouco antes de completar dezoito anos de idade, tendo acabado de concluir o ensino médio, fui aceito para iniciar o processo de discernimento vocacional no seminário diocesano. Era a primeira turma a ser acolhida no seminário pelo bispo recém chegado Dom Pedro e também a primeira turma a ter como diretor do Propedêutico o Padre Vagner Franzini. Era uma turma grande de dez jovens vocacionados. Neste primeiro período de formação pude crescer sobretudo no amor à nossa diocese, por meio das visitas às paróquias e proximidade com as diversas realidades da nossa vida diocesana.

Com renovada motivação, no ano de 2017 fui acolhido na Casa de Formação de Filosofia, cujo reitor era o Padre David da Silva, na Região Diadema, e iniciei os estudos filosóficos na Faculdade de São Bento. Antes de concluir a filosofia, foi nomeado como reitor o Padre Hamilton, com o qual tivemos a oportunidade de conviver na fase anterior à ida para o seminário de Teologia. Durante os três anos de formação, tive a graça de realizar estágio pastoral nas paróquias Cristo Operário (Região Santo André Leste, minha região de origem); São Pedro Apóstolo (Região Rudge Ramos, SBC) e Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Região Centro, SBC). Os padres que me acompanharam nas paróquias de estágio durante a fase da Filosofia foram, respectivamente, Jadeilson, Adriano e Cláudio Pereira. Percebo que em tudo fui conduzido pelo Senhor, nessa fase do discipulado, ao qual louvo e bendigo por tanta bondade em dar-me condições de amadurecer e aprofundar a resposta à vocação.

Finalmente, em 2020 cheguei à Casa de Formação Teológica, cujo reitor era o Padre José Cassiano, iniciando os estudos de teologia na PUC de São Paulo. Nesta mesma casa de Teologia, recebemos a nomeação do Padre Rudnei como novo reitor, o qual está conosco até a presente data. Infelizmente fomos surpreendidos pela Pandemia de COVID-19 que nos levou a deixar o seminário por alguns meses, sem deixar, porém, o acompanhamento zeloso da Formação. Até nesse momento turbulento, foi possível sentir o cuidado e providência do Bom Deus, que tudo dispõe em seu amor. Ao longo dos quatro anos de formação teológica, passei pelas paróquias Santa Luzia (Ribeirão Pires), Nossa Senhora do Rosário (Santo André Leste), Maria Mãe dos Pobres (Diadema) e Santa Luzia Virgem e Mártir (São Bernardo Anchieta), cujos padres foram, respectivamente, Clemilson, Cícero, Alex Sérgio e Geraldo. Neste período de configuração ao Bom Pastor, pude notar em mim o crescimento no discernimento vocacional e o desejo de amar mais Nosso Senhor e sua Igreja.

No limiar da ordenação diaconal tenho o coração muito agradecido ao Senhor pela misericórdia e generosidade com que Ele me conduziu ao longo dos anos de formação. Espero corresponder tanto amor com uma vida de fidelidade ao seu chamado e de serviço a Ele através dos irmãos.