No sábado, 6 de julho, o Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reuniu mais de 2500 crianças e jovens no Ginásio Poliesportivo em São Bernardo do Campo. Organizado pelo coordenador diocesano Gustavo Carvalho, pelo assessor eclesiástico Clayton Ramos e pelo seminarista André Lucas Chaves, o encontro contou com o apoio dos coordenadores da pastoral das dez foranias.
A manhã iniciou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelos padres Rafael Capelato, Douglas Colácio e Fabiano Felício da Silva, e com a presença dos seminaristas.
Durante a homilia, Dom Pedro ressaltou a importância do encontro e da participação dos jovens no serviço litúrgico. Ele destacou que Deus ama a todos incondicionalmente e que esse amor deve ser a base de todas as ações:
“Deus nos ama. Quando você veio para cá, levantou cedinho, entusiasmado, dizendo ‘Vamos à missa, lá em São Bernardo, no encontro dos coroinhas’, você está certo. Mas lembre-se, Deus te amou primeiro. Deus cuida de você como uma plantinha, Ele quer que você cresça e dê frutos bons.”
Ele também enfatizou a beleza da diversidade e a necessidade de convivência pacífica:
“Somos todos plantas da plantação de Deus. Às vezes, tem um pé de laranja do lado de um pé de abacate. Mas Deus cuida de todos, e a diferença é bonita e boa.”
O bispo também falou sobre a necessidade de conversão e de um coração dedicado a Jesus. Ele usou a metáfora do vinho novo em odres novos para ilustrar a renovação espiritual necessária para seguir Jesus:
“Para seguir Jesus, temos que renovar a nossa vida, renovar o nosso coração. O que Jesus quer é que você dê o seu coração para Ele. Tudo o que fazemos para Jesus só tem valor se o nosso coração pertence a Ele.”
Dom Pedro concluiu sua homilia mencionando os exemplos de Santa Maria Goretti e São Tarcísio, incentivando os jovens a seguirem esses modelos de santidade e amor.
Padre Clayton expressou sua gratidão ao final da missa:
“Vocês não imaginam o contentamento do coração do padre ao ver cada um de vocês que se dispuseram a estar aqui hoje. Que Deus os abençoe e conceda a graça da perseverança, sempre tendo São Tarcísio como modelo a ser seguido na missão que Deus confiou a cada um de vocês.”
Ele também agradeceu aos pais, coordenadores e demais colaboradores pelo apoio na realização do encontro. Durante o dia, os jovens participaram de atividades de integração, brincadeiras, gincanas e momentos de louvor, encerrando com a adoração ao Santíssimo Sacramento.
A coordenação diocesana aproveitou a ocasião para apresentar a nova logomarca preparada pelo Departamento de Comunicação, que foi estampada nas camisetas do encontro. Além disso, foi lançado o perfil oficial no Instagram, dedicado a compartilhar o trabalho e o serviço dos coroinhas e cerimoniários em suas comunidades, fortalecendo ainda mais o vínculo entre os jovens e crianças servidores do altar e a Igreja.