Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

A primeira Romaria Nacional de Catequistas, realizada de 30 de agosto a 1º de setembro em Aparecida, reuniu mais de 3500 catequistas de todo o Brasil sob o tema “Os que ensinam, como estrelas brilharão” (cf. Dn 12,3). O evento incluiu momentos de profunda espiritualidade, como a renovação das promessas batismais, uma celebração penitencial e o Terço Luminoso até o Santuário. Além disso, a Romaria foi marcada pela conferência de envio dos catequistas, onde cada participante recebeu uma cruz como símbolo de seu compromisso missionário.

As conferências abordaram temas fundamentais para a catequese, incluindo:

1. Olhar a realidade e os sinais dos tempos: Proferida por Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, que abriu o evento, destacando os desafios contemporâneos da evangelização.
  2. ABC da Iniciação à Vida Cristã (IVC): Ministrada pelo Padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, que explicou os termos essenciais para a Iniciação à Vida Cristã. O padre ressaltou a importância de que catequistas, tanto experientes quanto iniciantes, compreendam esses conceitos para melhorar a ação pastoral.
  3. Querigma: Mariana Venâncio, assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, abordou o querigma como o anúncio central da fé cristã e sua importância em toda ação catequética.
  4. Catecumenato: Irmã Maria Aparecida Barboza, da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, explorou o catecumenato como uma etapa essencial para o aprofundamento da fé, destacando a importância da pertença comunitária e eclesial.
  5. Purificação e Iluminação: Conduzida pelo Padre Jânison de Sá, secretário executivo de Campanhas da CNBB, e pelo Padre Jean Poul Hansen, secretário executivo da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, que descreveram esta etapa como um tempo de discernimento espiritual, preparando os catecúmenos para os sacramentos da Iniciação Cristã.
  6. Mistagogia: Dom Andherson Franklin, bispo auxiliar de Vitória (ES) e membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, definiu a mistagogia como o momento propício para o mergulho no mistério dos sacramentos, conduzindo os catequizandos a uma conversão profunda.
  7. Catequese, cultura digital e inteligência artificial: Moisés Sbardelotto, jornalista e doutor em Ciências da Comunicação, abordou os desafios e oportunidades da catequese na era digital, propondo uma compreensão crítica sobre o uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial, na comunicação da fé.

Representando a Diocese de Santo André, estiveram presentes Taynah e Clara, da Paróquia São José do Baeta, em São Bernardo do Campo, e Vanusa e Siegfried, da Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema. Eles participaram ativamente das atividades, enriquecendo sua formação catequética e trazendo novas perspectivas para suas comunidades.

A Romaria foi concluída com a Missa de abertura do Mês da Bíblia, presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, reforçando a importância central das Escrituras na vida cristã e na missão catequética.

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André