A última reunião do clero da Diocese de Santo André de 2024 aconteceu no dia 14 de novembro, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Pauliceia, em São Bernardo do Campo.
A reunião iniciou com a oração da Hora Média, seguida da leitura da ata da reunião anterior, feita pelo Padre Camilo Gonçalves de Lima, chanceler do bispado. Em seguida, Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, trouxe sua palavra, destacando a importância do engajamento do clero em todas as iniciativas pastorais e reafirmando a missão da diocese de ser uma Igreja em saída, sempre atenta às necessidades da comunidade.
Ele também compartilhou sua participação na segunda sessão do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro no Vaticano, frisando a relevância da sinodalidade como um estilo de ser Igreja que deve ser fortalecido em cada comunidade.
Na dimensão pastoral, o Padre Everton Gonçalves da Costa, Vigário Episcopal para Pastoral, abordou a eleição do novo Coordenador Diocesano de Pastoral e apresentou o processo para elaboração do 9º Plano Diocesano de Pastoral, que será uma diretriz importante para os próximos anos. Ele também falou da programação do Jubileu Ordinário, que em breve estará nas redes sociais diocesanas, e sobre os cursos oferecidos pela Escola Diocesana de Formação, que terão inscrições abertas em fevereiro do próximo ano. Também foi anunciada a conclusão das turmas atuais da escola, com os módulos sobre Acolhida e Missão e o Livro do Apocalipse.
Padre José Cassiano Aparecido, coordenador da Pastoral Presbiteral, trouxe atualizações sobre a saúde dos padres enfermos e com necessidades especiais, e definiu datas importantes para o ano de 2025, como a formação permanente e o retiro anual dos presbíteros.
Os seminaristas das casas de Formação Propedêutica, Filosofia e Teologia se apresentaram, e foi falado sobre a ordenação diaconal dos seis seminaristas, que ocorrerá no dia 21 de dezembro, às 9h, na Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, em Santo André.