Diocese de Santo André

Fé, arte e cuidado com a criação marcam sarau promovido pelo CNLB

Na noite do sábado, 20 de setembro, a Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André, recebeu o Sarau “Laudato Si – Por Um Mundo Melhor”, organizado pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) da Diocese de Santo André.

Um sarau é um encontro cultural que reúne diferentes expressões artísticas, como música, poesia, dança, artes visuais e teatro, em um espaço de convivência e partilha. Mais do que uma apresentação, é um momento de diálogo entre a arte e a vida, onde artistas e público se encontram para expressar sentimentos, ideias e experiências.

Inspirado na Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, o sarau teve como objetivo despertar o cuidado com a vida e com a Casa Comum. A proposta foi mostrar, por meio da arte, que é possível construir um mundo mais justo e fraterno, onde todos tenham condições de viver plenamente. A programação contou com músicas, leituras, apresentações de artesanato, comidas típicas, pinturas ao vivo e trabalhos que remetem aos três “Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar.

Dom Pedro Carlos Cipollini esteve presente e recordou a importância da Laudato Si como um chamado à conversão ecológica, ressaltando que cuidar da criação é também cuidar da dignidade da vida humana. O bispo também valorizou o papel do CNLB diocesano, que, em sintonia com a Igreja, fomenta espaços de reflexão, participação e protagonismo dos leigos, para que o Evangelho seja vivido também nas dimensões sociais, culturais e ambientais.

O encontro concluiu-se como um verdadeiro testemunho de que fé e arte caminham juntas. A Laudato Si, ao lembrar que “tudo está interligado”, encontrou eco no compromisso do CNLB de nossa diocese, que continua a mobilizar os fiéis para assumirem, em suas comunidades e no cotidiano, o cuidado com a Casa Comum.

Compartilhe:

Fé, arte e cuidado com a criação marcam sarau promovido pelo CNLB

nomeacoes

Nomeações e provisões – 17/09/2025

Paróquia Santo Arnaldo Janssen celebra 20 anos em comunhão com o jubileu de 150 anos da Congregação do Verbo Divino

20 anos do Movimento da Cultura da Misericórdia na Diocese de Santo André

Paróquia Sagrado Coração de Jesus celebra 70 anos com Crisma de jovens

Encontro de Dom Pedro com padres dos últimos dez anos de ordenação reflete sobre o ‘padre místico’ no século XXI”

Diocese de Santo André celebra canonização de São Carlo Acutis com a juventude

4º Grito dos Excluídos e Excluídas ecoa em Mauá: “Vida em primeiro lugar! Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”

Diocese de Santo André promove 4ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas em Mauá