Diocese de Santo André

Arquidiocese de Curitiba promove Vigília pela Paz.

Evento foi presidido por dom José Antônio Peruzzo com proposta de refletir sobre a intolerância na política, entre religiões e contra refugiados e migrantes, a arquidiocese de Curitiba (PR) organizou a Vigília pela Paz. O evento reuniu, no dia 27, lideranças de diferentes religiões, além de representantes da política e das pastorais sociais para momento de oração e meditação na Catedral Metropolitana.

A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, com presença de oito expressões religiosas: Fé Bahá’í, Igreja Ortodoxa Ucraniana, Igreja Católica Ucraniana, Igreja Episcopal Anglicana, Umbanda, Igreja Batista (Bom Retiro), Comunidade Judaica e Sociedade Muçulmana do Paraná.

Cada líder religioso apresentou prece pela  paz, a partir da reflexão sobre situações de intolerância e de violências.

“As polarizações e as críticas estão predispondo crianças, adolescentes jovens, que crescem com essa intolerância. Mas todos os que amam na paz de Deus sabem que a paz começa na atitude de quem ouve e de que se respeita”, disse dom Peruzzo.

O diretor religioso da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, Gamal Oumairi, destacou que a intolerância nasce do preconceito e do desconhecimento do outro.

 “Não necessariamente temos que aceitar a religião do outro, mas temos que conhecer e entender a religião do outro. A intolerância vem do preconceito, de uma ideia preconcebida de algo que se desconhece. Quando essa barreira é quebrada, passa-se a respeitar e até admirar. O problema é o desconhecimento”, disse Oumairi.

De acordo com informações da arquidiocese de Curitiba, a proposta é realizar o evento a cada dois anos, para celebrar a paz e a união.

“Não queremos iniciar uma grande bandeira ou movimento político. A paz nunca começa de fora. Começa de dentro, então que comece dentro de nós. Quanto mais se acentuarem as tensões, que mais nos encontremos para dialogar e orar pela paz”, concluiu dom Peruzzo.

CNBB com informações e foto da arquidiocese de Curitiba.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025