Diocese de Santo André

Nossa Diocese participa do Encontro da Campanha da Fraternidade 2019

Aconteceu no período de 9 a 11 de novembro em Itaici, no Interior de São Paulo, o Encontro Estadual da Campanha da Fraternidade 2019, promovido pela Regional Sul 1 da CNBB, com apresentação do texto base da Campanha da Fraternidade (CF), que tem como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”, e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça. (Is.1,27)”. O Encontro contou com representantes clérigos e leigos da Diocese de Santo André.

A exibição do documentário “Coragem! As muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns”, fez todos refletirem sobre a necessidade de compreender o cenário nacional, à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, para que juntos busque-se possibilidades para a resolução dos problemas, participando ativamente dos mecanismos de participação existente na sociedade.

Carlos Signorelli – da Comissão de Fé e Política do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, explanou a respeito da “Análise de Conjuntura” e os vários pontos turbulentos da conjuntura política social nacional, tais como as fake wews, as utopias sociais e políticas do contexto mundial.

O Prof. Felix Fernando Siriani – da Pastoral Escolar, na parte do VER, declara que o desafio maior desta Campanha é encantar a população frente a um tema tão importante e nos alerta que para uma eficaz formulação de políticas públicas é necessário compreender os processos e os ciclos que as envolvam.

Pe José Nelson – da Diocese de Campo Limpo, mostra que o JULGAR precisar estar pautada na palavra que Deus. Cita o Objetivo Geral da CF/2019 que é estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

A cerca do AGIR, a palestra ministrada por Toninho Evangelista, ressalta a importância de “superar as dualidades sociais e existenciais que interferem ou comprometem as ações e comportamentos cotidianos em relação à fé e a política” É fundamental que os leigos e leigas que atuam e dão testemunho cristão na política sejam acolhidos e acompanhados por suas comunidades e paróquias, precisa ter coragem e agir com efetiva participação nos processos políticos sem perder de vista os ensinamentos da Palavra de Deus.

Texto de Pe. Frei Geraldo

 

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo