O Terço transforma os corações dos homens e da comunidade

Momentos de troca de experiências, espiritualidade e confraternização reuniram cerca de 600 pessoas no 2º Encontro Diocesano do Terço dos Homens, que ocorreu no sábado (21/09), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, na cidade andreense.

Após a procissão com a imagem de Nossa Senhora ao redor da igreja, representantes de 57 paróquias da Diocese de Santo André participaram da celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que exaltou o movimento mariano pela devoção à Mãe de Deus e empenho pela unidade da Igreja.

“Celebrar a fé que age pela caridade é um modo de vida cristão. O amor é colocado como a síntese de todos os mandamentos. Continuem rezando o terço e tragam mais adeptos. Que o Senhor nos dê o dom da fé, que age pela caridade e se mostra na vivência da comunidade entre nós”, reflete o bispo, que agradeceu a acolhida do Pe. Vanderlei Ribeiro e fiéis da paróquia.

Assessor diocesano do Terço dos Homens, Pe. Flávio José dos Santos destacou as práticas dos itinerários de missão, do sentimento de pertença e vida comunitária presentes no 8º Plano Diocesano de Pastoral.

“Deus transforma o coração de pedra em um coração de carne. Que a atuação de vocês seja um motivo para nos pertencermos mais a diocese e sermos um sinal de ternura no mundo”, frisa.

A 3ª edição do Encontro Diocesano do Terço dos Homens já tem data e local: será no dia 19 de setembro de 2020, na Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição.

Eucaristia e Missão África

Depois de um breve intervalo, o diácono Celso Sais apresentou a palestra “Rito Celebrativo da Missa”, sobre a importância de mostrar os momentos de intimidade com Jesus Cristo.

“O terço é um caminho de retomada no caminhar do seguimento de Jesus Cristo, mas o caminho verdadeiro da salvação é através do exercício da eucaristia”, ressalta.

Após o almoço, os participantes retornam para as atividades, desta vez no salão paroquial, com mais uma palestra “Missão África e Maria”, apresentada pelo membro da coordenação nacional do Terço dos Homens, Renatinho Oliveira. A pedido do Papa Francisco, por uma Igreja em saída, ele recorda o papel missionário que o grupo TH protagonizou em Moçambique, no continente africano, com o projeto Missão África 2018, em pleno Ano do Laicato.

“Você ir para outro continente falar de uma devoção a Nossa Senhora é um grande desafio. Queremos criar uma peregrinação ali. O povo tem uma devoção fervorosa por Maria. Muitos não conheciam a imagem de Nossa Senhora Aparecida e os irmãos se identificaram muito com ela”, destaca.

Testemunhos

Logo depois, os grupos das paróquias e integrantes testemunharam as bençãos e graças recebidas por meio da devoção e oração mariana. O encerramento ocorreu com a reza do terço e a consagração a Nossa Senhora.

Da Paróquia São Apóstolo, de Mauá, Isaque Crisóstomo, 71 anos, enfatizou que a 2ª edição diocesana foi muito emocionante “com as palestras tocando o coração de cada um.”

Coordenador diocesano Francisco Mamede analisa o momento como “gratificante e de constante crescimento do movimento em toda a diocese.”

Já o articulador diocesano Carlos Alberto destacou que esse encontro simboliza “a marca de unidade desse movimento da nossa diocese resgatando os homens e suas famílias através dessa devoção mariana.”

Da paróquia pioneira do Terço dos Homens, Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema, Flávio Vicente, 73 anos, adorou a palestra do diácono Celso. “Deu um show e com uma linguagem fácil de entender.”

Fotos de Eva Casagrande