Diocese de Santo André

Guia para colocar em prática o 8º Plano Diocesano de Pastoral

Fruto do Sínodo Diocesano, que foi realizado entre os anos de 2016 e 2017, a Constituição Sinodal completará dois anos de lançamento, em abril deste ano. O documento contém as orientações para a prática do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que vigora no quinquênio (2018-2022), com o principal objetivo de “ser uma Igreja que fortaleça a cultura e a espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária”.

Entre as principais prioridades estabelecidas estão a Acolhida e a Missão. E um dos grandes desafios na Diocese de Santo André é colocar em prática os itinerários a partir de ações e gestos concretos, fazendo com que o sonho missionário de chegar a todos e a todas aconteça em sua totalidade. Conheça cada um dos oito itinerários e dicas de como promover iniciativas que atendam ao 8º Plano de Pastoral:

Itinerário 1: o objetivo é fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante.
Ações concretas: promover manhãs de espiritualidade, tardes de oração, meditação do terço; convidar a comunidade para participar destes encontros e das celebrações nas igrejas e capelas; uma boa dica é criar uma cultura de realizar as atividades nas próprias casas, reunindo famílias para oração e confraternização.
*

Itinerário 2: visa proporcionar um caminho de vivência com Jesus, por meio da formação sobre querigma, iniciação à vida cristã e à cultura e espiritualidade do acolhimento.
Ações concretas: elaborar atividades na catequese e pastorais das paróquias que tenham como objetivo tornar Jesus conhecido e presente na vida das pessoas; esses encontros devem ser realizados em todos os segmentos, desde a infância até a melhor idade; as iniciativas podem ser realizadas tanto dentro da Igreja, como nas casas de famílias, nas ruas e outros locais.
*

Itinerário 3: objetiva fortalecer as estruturas de acolhimento e, para isso, propõe a criação de canal de escuta; adequação dos horários; acompanhamento das pastorais; criação de uma rede de pessoas que se responsabilizem umas pelas outras; acolhimento dos que chegam; formação dos atendentes paroquiais e preocupação com questões de segurança.
Ações concretasa Pastoral da Acolhida é uma das protagonistas neste itinerário, em parceria com outras pastorais e movimentos da igreja; o trabalho vai além da presença acolhedora nas missas, mas também deve ser exercido por meio de ações na sociedade, também; tomar iniciativa e mobilizar o povo; dialogar com as pessoas é essencial; convidar as pessoas a participarem das ações da igreja na comunidade; informar as novidades e os horários de atendimentos; fazer um acompanhamento, principalmente daqueles que vem pela primeira vez; e a criação de um canal de escuta é um grande caminho.
*

Itinerário 4: o caminho passa pela criação e fortalecimento da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e pela viabilização de uma rede comunicativa.
Ações concretastodas ações que envolvam a comunicação dentro e fora da igreja se tornam fundamentais neste itinerário; o principal objetivo é fazer com que a informação chegue aos fiéis, de forma eficaz; por isso, conteúdo de fotos, textos e artes são essenciais nas mídias sociais e sites, bem como a produção de jornais e boletins impressos que são meios de comunicação tradicionais; sem se esquecer do uso dos recursos audiovisuais, como gravação de entrevistas por vídeos, criação de podcasts, transmissões ao vivo de missas e encontros.
*

Itinerário 5: o objetivo é desenvolver a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações. O fortalecimento dos conselhos missionários, a formação e a integração de todos são atividades previstas para este fim.
Ações concretasa formação é um quesito importante neste itinerário; por isso, atividades como palestras, seminários, simpósios por meio de temas que promovam a integração de todas as pastorais e movimentos são benéficas para que se promova uma evangelização eficiente.
*

Itinerário 6a divisão da paróquia em setores missionários e o cadastro dos paroquianos são atividades que nos permitirão identificar as potencialidades e fragilidades da área paroquial, constituindo comunidades capazes de responder mais rápida e concretamente às necessidades de cada setor.
Ações concretasno aspecto organizacional de cada paróquia e comunidade, esse também é um chamado para se criar uma relação cada vez mais próxima com os bairros e comunidades; a realização de pesquisas com os paroquianos é uma ação importante para identificar as principais demandas e promover melhorias.
*

Itinerário 7: as principais atividades são as visitas missionárias de forma integrada com todos os visitadores da paróquia, para levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos.
Ações concretascomo o próprio itinerário diz, é sair ao mundo para pregar o evangelho. Criar grupos e redes atuantes para realizarem esse trabalho permanente de visitas as famílias, hospitais, asilos, orfanatos.
*

Itinerário 8: propõe a criação de um cadastro de assistência social diocesano; ações com foco no auxílio e partilha; fortalecimento das pastorais sociais; visitas e plantões em velórios; elaboração de material gráfico e criação do Vicariato Episcopal para a Caridade Social.
Ações concretasesse itinerário prioriza a dignidade do ser humano, por meio de gestos que tragam alegria e esperança ao povo; é a prática da Igreja em saída; elaborar cestas básicas para famílias carentes, entrega de alimentos aos pobres e, ou seja, promover a ação social, mas também lutar por políticas públicas junto às administrações municipais, para promoção do emprego, saneamento básico, construção de creches, escolas, hospitais e equipamentos esportivos e culturais para a inclusão social e uma sociedade inclusiva.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco