Diocese de Santo André

#AsCoresdoPresépio: participe da campanha pelas mídias sociais

Eis o Tempo do Advento, que gera uma grande expectativa para a chegada de Jesus e a experiência de montar um presépio reproduz o conceito de coletividade e partilha por uma humanidade mais justa e fraterna.

Neste início de dezembro muitas famílias já deixam montadas as árvores de Natal e os presépios, simbolizando a união das pessoas em torno da fé cristã, vivenciada principalmente nas semanas de dezembro que antecedem o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

E a Diocese de Santo André lançou neste mês uma campanha intitulada “As Cores do Presépio” com um presépio para colorir e montar! A ação tem como objetivo mobilizar as famílias para que incentivem as crianças a vivenciar o espírito do Natal de uma forma mais lúdica e criativa! Para participar desta campanha, basta imprimir a página 10 do jornal A Boa Notícia (edição de dezembro), publicar as fotos com os presépios coloridos, marcar o perfil da diocese no Instagram e no Facebook, usando a hashtag #AsCoresdoPresépio.
*

Sobre a origem do presépio
A história do presépio começou no século XIII com São Francisco de Assis, em 1223, ao montar a representação em uma gruta, na Itália, reproduzindo assim a cena do nascimento de Jesus aos camponeses. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo.

O presépio é a representação do nascimento de Jesus. De acordo com o evangelho de Lucas (2,1-7), a Virgem Maria, mãe de Cristo, e seu esposo José foram para as imediações da Judeia, na cidade de Davi, chamada de Belém, à espera da chegada do Salvador. Daí, a tradição de aguardar a virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro para colocar o Menino Jesus envolto em panos e deitado em uma manjedoura destinada para a alimentação de animais (diversos aparecem na montagem), pois não havia lugar para eles na estalagem.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO