Dom Décio: o bispo que não tirava o sorriso do rosto

Emoção é o que não faltou durante a celebração da missa que marcou os setenta e cinco anos de vida do terceiro bispo da Diocese de Santo André, Dom Décio Pereira, festejado na noite de 15 de abril, na Catedral Nossa Senhora do Carmo. Emoção na alma de todos que puderam recordar o seu querido pastor. Emoção nas falas dos sacerdotes que co-celebraram. Emoção nos cantos especialmente escolhidos para a ocasião. Emoção ao ver a imagem da foto de Dom Décio na procissão até o altar. Emoção na hora do seminarista ler uma das tantas crônicas escritas pelo homenageado. E emoção quando ao final da missa todos caminharam até a capela onde está sepultado o amado Dom Décio.

No altar, onde ele tantas vezes celebrou, estavam: Padre Nunes, Padre Giacomo, Padre Jean, Padre Paulo Afonso e Padre Ademir. Durante a missa as falas recordaram que “Dom Décio foi um belo presente que Deus nos deu quando o escolheu para ser o terceiro bispo de nossa diocese, um bispo que sempre destinava um carinho especial para os seminaristas e os jovens sacerdotes. Um bispo que escolheu para ser seu lema, a passagem: ‘Que todos tenham vida’. Um bispo que não tirava o sorriso do rosto”.

Também foi recordada uma explicação que Dom Décio perguntava sobre o seu sorriso: “O coração me pertence, o sorriso não. O sorriso é dos outros. E é por isso que devemos repassar o sorriso aos verdadeiros donos, que são os outros”.

Exposição

Para marcar a data foi inaugurada, após a celebração da missa, a exposição que lembra o seu legado. Esta história pode ser recordada visitando a exposição que está no hall de entrada do Edifício-Sede da Mitra Diocesana, na Praça do Carmo, 36, no Centro de Santo André. Deixe sua emoção vir a tona, acompanhando as dezenas de fotos, objetos da época, e assistindo ao vídeo que recorda os momentos de sua posse como bispo da Diocese.

DSC02121DSC02093