Diocese de Santo André

Filho da Diocese, Frei Silas recebe ordenação presbiteral

Quatro de julho (sábado) foi um dia de muita graça para a Diocese de Santo André e para a Ordem dos Frades Menores da Imaculada Conceição. Frei Sérgio Silas Damasceno, que tem suas raízes na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em São Bernardo, foi ordenado presbítero pelas mãos do bispo Dom Nelson Westrupp, scj, administrador apostólico da Diocese, na Basílica Menor de Nossa Senhora de Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo.

A Santa Missa foi concelebrada por diversos sacerdotes, entre eles: o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, o pároco da Matriz, Pe. Giuseppe Bortolato, e o pároco da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Pe. Antonio Luiz de Araújo (Pe. Toninho). Diversos amigos e parentes estavam na assembleia, entre eles, a mãe do frei, Maria Aparecida.

Na homilia, Dom Nelson recordou que a primeira vontade do franciscano é ser irmão, frade. “Para o religioso franciscano, o sacerdócio é uma maneira de se colocar a serviço da Igreja e do mundo ao modo de São Francisco, exercendo o ministério com profunda caridade, de maneira simples e salvaguardando os bens da criação”, disse o bispo.

Dom Nelson ainda destacou que Frei Silas foi escolhido por Deus. “Ninguém mais que o Frei Silas sabe que foi chamado e escolhido por Jesus. Como diz nosso querido Papa Francisco, não é preciso comprar bilhetes, Jesus é quem escolhe. A ordem sacerdotal é uma graça incomparável. Desde toda a eternidade, Deus já tinha Frei Silas no coração”, afirmou. “Frei Silas, Deus diz: não tenhas medo. Estou contigo porque antes de sair do ventre, eu te consagrei”, completou.

Com a Igreja lotada, o agora Frei Pe. Silas, muito emocionado, agradeceu a todos que torceram e oraram por ele, e também a quem ajudou a proporcionar aquele momento, como Dom Nelson, que celebrou, e os Pe. Giuseppe e Pe. Toninho. “Não mediram esforços para que esta celebração acontecesse”, ressaltou. “Estou muito feliz. É um dia de muita graça, felicidade em ver tantas pessoas conhecidas que me ajudaram nesta caminhada. Agradeço ao dom que Deus me deu, à minha mãe que sempre me acompanhou, e a todos familiares e amigos. Sou muito feliz por ser um religioso franciscano e agora um frade presbítero. Não é privilégio meu, mas uma graça e quero me colocar à disposição como Cristo servo, exemplo para todo ministério”, assegurou.

No dia seguinte, domingo (5 de julho), Frei Silas celebrou sua primeira Santa Missa, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, sua paróquia natal.

Foto 26 Foto 27 IMG_1378 IMG_1349 IMG_1307 Foto19 Foto20 Foto21 Foto25 Fotoo Foto14 Foto13 Foto11 Foto10 Foto6 Foto3 Foto1

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão