Diocese de Santo André

Refugiados haitianos recebem diploma em evento prestigiado por Dom Pedro

Os 78 alunos haitianos que concluíram o segundo curso de língua portuguesa receberam seus diplomas em evento transcorrido na noite de sexta-feira (31/07) no salão da Paróquia Santa Maria Goretti, na Região Pastoral Santo André-Utinga. A solenidade contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, do pároco anfitrião, Padre José Herculano e da vice-prefeita do município em exercício, Oswana Fameli que explicou que o curso só foi possível graças a inúmeras parcerias e a grande cooperação das pessoas e entidades comprometidas com a solidariedade.

 Dom Pedro explicou que ao saber do evento, fez questão de comparecer. “Quero com minha presença dar o meu apoio a esta causa tão nobre. Vim prestar a minha solidariedade, a solidariedade da Igreja Católica ao povo haitiano. Esta Igreja que tem dado forte testemunho solidário através do trabalho social que desenvolve no Haiti e que tem na figura da querida Dra. Zilda Arns, um grande exemplo. Ela que, infelizmente faleceu no terremoto que atingiu este país, durante uma de suas muitas missões no Haiti. Gosto de afirmar que um povo que sabe acolher, um país acolhedor como é o Brasil, são exemplos para o mundo. Parabenizo a Prefeitura de Santo André e a todos que se empenham para o sucesso deste projeto”, finalizou o bispo.

700 haitianos

Este é o segundo grupo de haitianos que se forma. Na primeira turma foram 130 diplomados. Na região de Utinga residem cerca de setecentos refugiados haitianos. Eles se sentem acolhidos pela comunidade. A Igreja Católica além de prestar a solidariedade, cedendo suas dependências para as aulas ministradas, dedica uma missa especial a eles. Assim todo segundo domingo do mês, às 16h é celebrada a missa na língua francesa e crioula para que os haitianos tenham seus valores pátrios recordados.

A missa é presidida pelo Padre Jean Dickson Saint-Claire, da Ordem dos Padres Carlistas, uma congregação religiosa, cujo carisma é o de acolher os povos imigrantes e migrantes. Na Diocese de Santo André esta ordem religiosa está presente em Santo André, São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires.

Foto1

Compartilhe:

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe

Comissão de Justiça e Paz promove roda de conversa sobre preservação das águas e ecologia integral

Unidade na Caridade: Encontro reúne entidades católicas para fortalecer ação social na Diocese

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe celebra 16 anos de criação

Lideranças da Sub-região Pastoral São Paulo aprofundam sinodalidade e ecologia integral em encontro na PUC-SP

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas