Escola diaconal tem novo diretor

Em reunião com os diáconos permanentes da Diocese de Santo André no dia 10 (sábado), na Escola Diaconal, em Santo André, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini destacou a importância do diaconato para a Igreja. Eles também acolheram o nome de Pe. Paulo B. Carvalho como novo assessor diocesano dos diáconos e diretor da escola diaconal ‘São Paulo’ no lugar de Pe. Guillermo Daniel Micheletti. Vale destacar que Pe. Paulo já tinha dito ‘sim’ ao pedido de Dom Pedro.
Segundo o bispo, Pe. Paulo vai continuar o trabalho realizado por Pe. Guillermo. “Os próprios diáconos têm um representante, o diácono João Lázaro, que organiza encontros e trabalha junto com o assessor. Escolhemos o assessor para continuar o trabalho feito pelo Pe. Guillermo, que, por 12 anos, praticamente esteve à frente na escola diaconal São Paulo no processo de formação dos diáconos”, recordou Dom Pedro.
Para o diácono João Lázaro, o novo assessor tem a confiança dos diáconos. “Pe. Paulo já faz parte do clero há muito tempo e a gente confia que será uma nova etapa na vida dos diáconos. Um padre que tem credibilidade, sempre está próximo do povo e tem boa penetração do clero. Espero que cada vez mais os diáconos reforcem sua presença na Diocese, se fazendo parte do clero como devido”, frisou o diácono João Lázaro.
Ele ainda destacou o encontro de Dom Pedro. “É a primeira vez que ele visita em nossa casa e é de grande importância. Dom Pedro também esteve no nosso retiro, partilhando e conversando com a gente, neste intuito de mostrar o lado de pai, de pastor, também dando diretrizes e discernimento para nós, mostrando o rumo que os diáconos vão seguir nesta nova caminhada com Dom Pedro”, destacou o diácono.
Importância na Igreja
Dom Pedro também destacou a importância do diaconato permanente na Igreja. “Faz parte do ministério ordenado da Igreja. O sacramento da ordem é conferido em três graus. O primeiro grau é o sacramento da ordem para diáconos. O segundo grau é o sacramento da ordem para presbíteros e o terceiro grau para o sacramento da ordem para o bispo, que tem a plenitude do sacramento da ordem porque ele foi ordenado diácono, presbítero e bispo. E o diácono é o primeiro grau e tem a função na Igreja de recordar Cristo servo e através do diaconato toda a Igreja sabe que o ministério ordenado é serviço. Por isso sua função na Igreja particular é muito importante”, explicou o bispo.
Porém, ele lamentou que alguns não realizam este serviço. “Infelizmente os diáconos veem sua função apenas na parte litúrgica, que é a menor parte deles. A maior parte do trabalho dos diáconos deve ser o ministério da caridade. Mas isso poucos assumem. A maioria entende seu ministério como estar no altar, celebrando. Este é um grande desafio porque se o ministério diaconato restaurado for só isso nem vale a pena. Mas se for também assumir dentro da Igreja o testemunho da caridade com os que mais sofrem daí vale a pena. Este é o nosso grande desafio”, disse.
Atualmente, a Diocese de Santo André conta com 27 diáconos permanentes.
IMG_5130 IMG_5125 IMG_5123 IMG_5107 IMG_5103 IMG_5101 IMG_5099 IMG_5098 IMG_5096 IMG_5095 IMG_5093