Diocese de Santo André

Escola diaconal tem novo diretor

Em reunião com os diáconos permanentes da Diocese de Santo André no dia 10 (sábado), na Escola Diaconal, em Santo André, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini destacou a importância do diaconato para a Igreja. Eles também acolheram o nome de Pe. Paulo B. Carvalho como novo assessor diocesano dos diáconos e diretor da escola diaconal ‘São Paulo’ no lugar de Pe. Guillermo Daniel Micheletti. Vale destacar que Pe. Paulo já tinha dito ‘sim’ ao pedido de Dom Pedro.
Segundo o bispo, Pe. Paulo vai continuar o trabalho realizado por Pe. Guillermo. “Os próprios diáconos têm um representante, o diácono João Lázaro, que organiza encontros e trabalha junto com o assessor. Escolhemos o assessor para continuar o trabalho feito pelo Pe. Guillermo, que, por 12 anos, praticamente esteve à frente na escola diaconal São Paulo no processo de formação dos diáconos”, recordou Dom Pedro.
Para o diácono João Lázaro, o novo assessor tem a confiança dos diáconos. “Pe. Paulo já faz parte do clero há muito tempo e a gente confia que será uma nova etapa na vida dos diáconos. Um padre que tem credibilidade, sempre está próximo do povo e tem boa penetração do clero. Espero que cada vez mais os diáconos reforcem sua presença na Diocese, se fazendo parte do clero como devido”, frisou o diácono João Lázaro.
Ele ainda destacou o encontro de Dom Pedro. “É a primeira vez que ele visita em nossa casa e é de grande importância. Dom Pedro também esteve no nosso retiro, partilhando e conversando com a gente, neste intuito de mostrar o lado de pai, de pastor, também dando diretrizes e discernimento para nós, mostrando o rumo que os diáconos vão seguir nesta nova caminhada com Dom Pedro”, destacou o diácono.
Importância na Igreja
Dom Pedro também destacou a importância do diaconato permanente na Igreja. “Faz parte do ministério ordenado da Igreja. O sacramento da ordem é conferido em três graus. O primeiro grau é o sacramento da ordem para diáconos. O segundo grau é o sacramento da ordem para presbíteros e o terceiro grau para o sacramento da ordem para o bispo, que tem a plenitude do sacramento da ordem porque ele foi ordenado diácono, presbítero e bispo. E o diácono é o primeiro grau e tem a função na Igreja de recordar Cristo servo e através do diaconato toda a Igreja sabe que o ministério ordenado é serviço. Por isso sua função na Igreja particular é muito importante”, explicou o bispo.
Porém, ele lamentou que alguns não realizam este serviço. “Infelizmente os diáconos veem sua função apenas na parte litúrgica, que é a menor parte deles. A maior parte do trabalho dos diáconos deve ser o ministério da caridade. Mas isso poucos assumem. A maioria entende seu ministério como estar no altar, celebrando. Este é um grande desafio porque se o ministério diaconato restaurado for só isso nem vale a pena. Mas se for também assumir dentro da Igreja o testemunho da caridade com os que mais sofrem daí vale a pena. Este é o nosso grande desafio”, disse.
Atualmente, a Diocese de Santo André conta com 27 diáconos permanentes.
IMG_5130 IMG_5125 IMG_5123 IMG_5107 IMG_5103 IMG_5101 IMG_5099 IMG_5098 IMG_5096 IMG_5095 IMG_5093

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO