Após pouco mais de sete meses à frente da Diocese de Santo André, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini iniciou no sábado (13/02) as visitas pastorais, que fará em todo o Grande ABC durante 2016. A primeira região escolhida foi a São Bernardo-Centro, que tem 12 paróquias e onde o bispo fará as visitas missionárias até o próximo domingo (21).
A abertura foi realizada na Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos, com Santa Missa presidida por Dom Pedro e concelebrada pelos padres que estão na Região São Bernardo-Centro e também pelo vigário episcopal para pastoral e coordenador diocesano de pastoral, Pe. Joel Nery.
Dom Pedro ressaltou que a Igreja sente necessidade destas visitas. “O cristão, por sua natureza, é missionário. Os papas sempre falam da Igreja missionária e, sobretudo, o Papa Francisco destaca uma Igreja de saída. É o Espírito Santo que nos impulsiona a sermos missionários. A Diocese de Santo André compreende uma população enorme, então, isso nos impele a multiplicarmos. Sendo missionários, vamos comunicar a Palavra de Deus, as maravilhas que Ele faz”, frisou o bispo.
Coordenador da Região São Bernardo do Campo-Centro, Pe. Julio Caprani, MIPK, concordou com Dom Pedro sobre a necessidade de a Igreja ser missionária. “A presença do bispo indo ao encontro do povo pratica uma Igreja de saída, que acolhe. Ser cristão também é ser missionário. Estarmos aqui também demonstra nossa unidade e marca a alegria de termos o bispo em nossas comunidades”, disse o sacerdote.
O pároco da São João Batista, Pe. Roberto Alves Marangon, conhecido como Pe. Beto, ressaltou a união dos fiéis que anuncia o Cristo. “É com muita alegria que estamos iniciando esta visita pastoral missionária na Região de São Bernardo do Campo – Centro. Nós nos sentimos orgulhosos em poder sediar este início de trabalho na Paróquia São João Batista no Rudge Ramos. Momento privilegiado a todos nós. Estamos unidos, juntos, neste trabalho missionário e evangelizador. Que esta semana seja de fato um momento privilegiado”, afirmou.
Após a Santa Missa, os fiéis ainda ouviram palavras do Pe. Antônio Luiz de Araújo – o Pe. Toninho – e também orientações do secretário episcopal, Pe. Guilherme Melo Sanches, sobre as Visitas Missionárias, que estão na 1ª Urgência do 7º Plano de Pastoral da Diocese. As visitas também vão contar com os presbíteros, diáconos e representantes de leigos e leigas das paróquias que serão visitadas.