Diocese celebra seis décadas da Legião de Maria

Fundada em Dublin, Irlanda, por Frank Duff em 7 de setembro de 1921, a Legião de Maria é uma Associação formada por leigos, que tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo. Na Diocese de Santo André, este movimento mariano atua há seis décadas.

Os sessenta anos da Legião de Maria, em nossa diocese, foi solenemente celebrado na missa presidida por Dom Pedro Cipollini, na tarde deste domingo, 15 de maio, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

Como o bispo diocesano bem lembrou, logo após a criação da Diocese de Santo André, nascia o movimento da Legião de Maria em nossa diocese, um dos movimentos mais atuantes e que vem se renovando constantemente, sendo que hoje, também é grande o número de jovens e até de crianças que se apresentam como legionários e levam a fé católica para o próximo.

Dom Pedro também disse que “neste mundo de morte e sofrimento, onde são muitas as legiões do mal, muitos podem pensar que somos pequeninos diante desta realidade, mas a verdade é que Deus tem um modo diferente de agir. Ele escolhe os pequenos para confundir os grandes. Deus está comprometido com este agir de vocês, legionários de Maria que vão aos presídios, que vão aos hospitais, e que agem em nome da fé, que levam o projeto de Deus avante”.

Pequeno histórico da Legião de Maria

A Legião de Maria (em latim: Legio Mariae) é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja, sob a poderosa proteção e sublime exemplo de Maria. Foi fundada em Dublin, Irlanda, como um movimento mariano católico romano por Frank Duff em 7 de setembro de 1921.

Hoje entre membros ativos e auxiliares possui mais de 3 milhões de legionários em todo o mundo, sendo, portanto, a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica. A associação tem sua maior presença na Coreia do Sul, nas Filipinas, no Brasil, na Argentina e na República do Congo. Estes países possuem entre 250.000 e 500.000 membros, cada. Sua atual presidente é Sile Ni Chochlain.

O objetivo dos legionários de Maria é, sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, servir na guerra perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no mundo.

O apostolado da Legião de Maria consiste em atividades dirigidas a todos os homens e mulheres, jovens e velhos, ricos e pobres, bem como aqueles que estão à margem da sociedade (sem abrigo, prostitutas, prisioneiros, etc), católicos ou não.

Os membros da Legião de Maria são divididos em duas categorias principais: Ativos e Auxiliares. Os últimos se comprometem a rezar diariamente determinadas orações em nome da Legião de Maria. Já os membros ativos devem participar das reuniões semanais do seu Presídio (denomina os grupos legionários), rezar diariamente a Catena Legionis (O Magnificat; principal oração da Associação) e executar um Trabalho Legionário.

DSC09103 DSC09127