Diocese de Santo André

Região São Caetano do Sul festeja Corpus Christi

Durante celebração de Corpus Christi, nesta quinta (26/05), em São Caetano, para milhares de fiéis em frente à Igreja Matriz Sagrada Família, bispo emérito da Diocese de Santo André pede comprometimento dos cristãos com os ensinamentos de Jesus e destaca integração das 11 paróquias da cidade em torno do Santíssimo Sacramento

Logo cedo, sacerdotes, diáconos, ministros, coroinhas, pastorais e leigos saíram em procissão de diversos pontos rumo à região central do município do ABC para participar da grande celebração da festa da adoração, contemplação e exaltação do tesouro mais precioso que povo de Deus herdou de Cristo, ou seja, o sacramento de Jesus Eucarístico.

Ao lado de Dom Nelson Westrupp, os padres José Ovídio da Costa (Congregação dos Sagrados Estigmas- Campinas), Wanderson Cintra Silva (coordenador da Região São Caetano-Diocese Santo André e Paróquia Nossa Senhora Candelária) e o anfitrião Jordélio Siles Ledo concelebraram a missa.

“Ao servirmos Jesus Eucarístico, tão próximo de nós, como hoje (26/05), passando pelas ruas da cidade, ao tocarmos seu corpo e sangue com os olhos da fé e do coração, deveria crescer em nós o desejo de adorá-lo, de levá-lo e comunica-lo aos outros”, conclamou o bispo.

Comprometimento

Para Dom Nelson, as paróquias demonstraram sinais fortes de união e unidade eclesial ao mobilizarem os fiéis da cidade. No entanto, a consolidação permanente deste estado depende do compromisso de cada católico.

“Ser de Cristo é aceitar repartir-se e dar-se em alimento de comunhão. Por isso é inconcebível comungar e ficar indiferente ao próximo. Nós somos a sua viva Eucaristia, que é o termômetro permanente da nossa solidariedade e caridade. Se não comungarmos primeiro o irmão, comungamos um Cristo mutilado. Portanto, temos que dar de comer a quem tem fome de justiça, paz e amor. Se nosso amor à Eucaristia não for expresso no amor ao próximo, de nada adiantaria estarmos aqui”, frisa.

Ele ainda destacou a presença em peso de diversas caravanas da juventude do interior paulista e paranaense, baixada santista e região metropolitana da Grande SP, que participam da XVII edição da Missão Jovem Estigmatina neste último final de semana de maio, e abençoou as cruzes entregues aos jovens no final da celebração.

Desde pequena

Coordenadora do Apostolado da Oração nas paróquias de São Caetano, Vitória Maria Pereira Guerra nasceu em Recife, no Pernambuco, mas participa da festa de Corpus Christi desde a década de 1960, na cidade do ABC.

“Entrei com 13 anos no Apostolado e não saí mais. As celebrações são sempre emocionantes, mas já passamos por momentos muito difíceis como o período do regime militar. Superamos e hoje estamos aqui para defender o legado de Cristo na sociedade”.

Representatividade

Também estiveram presentes os sacerdotes de São Caetano Joel Nery (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Flavio José (Paróquia São João Batista), Kleber Dias (Matriz Sagrada Família), Antônio Guimarães do Couto Filho (Paróquia Nossa Senhora das Graças), José Herculano (Paróquia São Francisco de Assis), Francinaldo de Sousa Justino (Paróquia Santo Antônio), Alexandre Costa Santos (Paróquia São Bento), Gilberto Dias Nunes (Paróquia São Caetano), Alexandre Cruz da Silva (Sagrado Coração de Jesus), David Vantroba (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), José Maria Neto (Paróquia São Francisco de Assis) e João Batista Cesário (Seminário de Filosofia e Formação-Campinas).

DSC_0241 DSC_0288 DSC_0330 DSC_0446 DSC_0464 DSC_0505 DSC_0554 DSC_0560 DSC_0585 DSC_0727

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão