Em conversa com religiosos no domingo, (19/06), na Paróquia Nossa Senhora do Guadalupe, em São Bernardo, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, destacou que todos os cristãos, especialmente os consagrados, precisam deixar que suas vidas sejam conduzidas por Deus. O encontro fez parte da Visita Pastoral Missionária que acontece na Região São Bernardo – Anchieta durante esta semana.
Segundo o bispo, é necessário que todo consagrado deixe que Deus o conduza. “Se a pessoa não deixa Deus dirigir sua vida, não terá consagração nenhuma, a não ser que se consagre a ela mesma ou a um deus que tem na cabeça. É Deus que vai mostrando o caminho. Eu também nunca imaginei estar como bispo, estar nesta Diocese”, explicou Dom Pedro.
O bispo ressaltou que, se não tiver esta visão, a consagração não vai adiantar e recordou quando Jesus fala sobre os verdadeiros discípulos no Sermão da Montanha. “Muitos vão falar que faziam milagres em nome de Jesus, mas Ele vai dizer: ‘saiam da minha frente’. São pessoas boas, mas que não deixaram Deus dirigir suas vidas”, frisou.
Ele também destacou a importância dos consagrados para a Igreja e pediu coragem para enfrentar todos os obstáculos. “Muitas vezes somos tentados a dizer: ‘será que tem sentido a nossa caminhada? Tem sentido sim. A dificuldade é um momento de purificação. Na caminhada do povo de Deus, toda a dificuldade tem um motivo. É Deus que nos está purificando para depois melhorar. Vamos caminhar na confiança e na alegria da vivência da consagração”, disse.
Os religiosos aprovaram o encontro com Dom Pedro. “A palavra que ele deu para nós é um ânimo para continuar. É sempre muito bom receber suas palavras que vêm pelo Espírito Santo”, disse Irmã Ana Laura, Irmãs de Maria de Banneux. “Esta missão do bispo nos anima muito, especialmente esta evangelização que também deixa o povo mais animado para continuar no caminho”, emendou a irmã Adriana Rubino, das Pias Operárias de São José.
Todos tiveram a oportunidade de contar sobre a história de suas congregações ao bispo e da atuação na Diocese de Santo André. Participaram do encontro o secretário episcopal, Pe. Guilherme Melo Sanches, o administrador paroquial local, Pe. Cleidson Pedro de Souza, e o administrador paroquial da São Judas Tadeu, Pe. Frei José Raphael Junior.