No encontro com o Setor Juventude da Região São Bernardo – Anchieta, (25/06), o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, pediu cuidado aos jovens com a internet e a secularização, e destacou o verdadeiro amor que brota de Deus. O evento, que aconteceu na Casa de Retiro Santa Maria, no Parque Los Angeles, fez parte da Visita Pastoral Missionária à região.
Segundo Dom Pedro, os jovens precisam se preocupar com o relacionamento real. “A internet favorece muito em substituir o relacionamento real pelo virtual. Pela rede, você pode conversar, melhor, digitar bastante, mas quando vê a pessoa na sua frente não consegue falar”, alertou o bispo.
Para Dom Pedro, não há mais importância ao que é sagrado, especialmente à vida humana. “As pessoas preferem a liberdade pessoal a seguir os mandamentos de Deus. Esta secularização secou o coração das pessoas. Cada um faz o que quer”, criticou.
Um dos remédios para evitar esta secularização é o testemunho dos cristãos, especialmente dos jovens. Dom Pedro recordou que viver o que Jesus ensina é a melhor maneira de evangelizar. “Quem pratica o que Ele ensinou tem um conhecimento muito grande, maior que o aprendizado de qualquer faculdade”, justificou. E para os jovens que querem saber o verdadeiro amor, Dom Pedro deixou a dica: “Se quiser conhecer um amor além desta vida é o amor que brota de Deus que exprimimos no relacionamento com os outros. Se o amor vem de Deus, não acaba”.
Sobre o encontro com o bispo
“Em cada palavra que o bispo falou sentimos o amor de Deus, traços de santidade. Vimos uma Igreja diferente, uma casa acolhedora”.
Ana Carolina Salomão, do Grupo de Oração Jovens na Graça (Paróquia Santa Maria).
“O bispo é uma pessoa muito iluminada. Nossa Diocese é abençoada porque ter ele – além de ser fofo, queria apertá-lo só de olhar – ele transmite muita paz e alegria, e ao proclamar a palavra de Deus, nos aproxima mais de Deus”.
Milena Guimarães Cintra, Grupo de Jovens Amiel (Paróquia Menino Jesus).
“É uma oportunidade muito grande de estar junto com a Igreja, sentir a acolhida e o carinho que o bispo tem pela juventude. Ele nos fortalece como jovens”.
Gilberto Morais, do Grupo Juventude Renovada (Paróquia São Benedito).