Diocese de Santo André

Entidades lançam projeto “Viva a Solidariedade!”

Com o objetivo de realizar pelo País atividades socioeducativas, esportivas e de solidariedade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) apresentam o projeto “Viva a Solidariedade!”.

A iniciativa nasceu com a finalidade de dar continuidade, em âmbito nacional, às ações do projeto “Rio se Move”, da arquidiocese do Rio de Janeiro. Para isso, propõe às instituições educacionais e eclesiais a realização de ideias que visem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, promovendo, por meio do espírito olímpico, momentos de interação entre a família, escola e comunidade.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, frei Olavio Dotto, a CNBB firmou parceria com o projeto desde o início. “A gente viu que o enfoque do projeto, que é social, tem tudo a ver com o trabalho desempenhado pela CNBB e, de modo especial, com a Comissão para o Serviço da Caridade, que também tem esse viés social”.

Para ele, o projeto é importante por promover a abertura de conscientização para a prática da solidariedade e por envolver quem já desenvolve esse tipo de trabalho nas escolas. “O nosso comprometimento enquanto CNBB é também o de envolvermos as Pastorais Sociais no projeto, nas nossas regiões, nos nossos estados. No fundo o que a gente quer é gerar cidadania”, finalizou.

Segundo a articuladora da CRB, irmã Eliana Veras, o diferencial do projeto não é criar o novo, mas despertar a solidariedade dentro de cada um. “As vezes a escola faz uma gincana esportiva, consegue arrecadar vários alimentos, mas esses alimentos vão todos para a festa junina da escola. O que nós queremos com o projeto é que esse alimento vá para uma obra social da periferia, por exemplo. Então esse seria o diferencial do nosso projeto”, enfatiza.

As instituições que aderirem ao “Viva a Solidariedade!” devem assumir o compromisso de realizar uma ação solidária associada à prática de esportes e lazer, levando em conta elementos como contexto social, inserção na sociedade, comunidade e missão. As ações solidárias poderão ser desenvolvidas entre o período de abril de 2016 a junho de 2017.

Como participar?

Para participar basta inscrever a instituição que deseja fazer parte  e cadastrar a ação solidária no site do projeto. Uma assessoria técnica dos organizadores vai acompanhar essa ação e posteriormente dar ênfase ao trabalho, divulgando-o.

Saiba mais sobre o #VivaaSolidariedade no site: http://anec.org.br/vivasolidariedade/

Faça parte você também!

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO