Missa em agradecimento pelo Ministério Diaconal

Excepcionalmente este ano a Missa em Ação de Graças pelo Dia do Diácono Permanente foi celebrada no dia 11 de agosto, dia em que a Igreja celebra Santa Clara. A celebração recordou também o 10 de agosto, data que reverencia São Lourenço, padroeiro destes fiéis servidores de Jesus Cristo. A missa, na Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição do Jardim Copacabana em São Bernardo do Campo, foi presidida por Dom Pedro. Ali os diáconos presentes renovaram suas promessas diaconais. Esteve no altar também, Padre Toninho que acompanha os diáconos em nossa diocese, Padre Guilherme, Padre Zeca e Padre George.

O bispo explicou que “a Missa é em agradecimento pelo ministério diaconal, um dom de Deus concedido à Diocese de Santo André, que pode, assim, contar com este belo e importante trabalho, que se reveste com um olhar de amor para com a Igreja. O real motivo do chamado divino aos Diáconos é a construção do Reino de Deus. Que Ele nos faça cada vez mais dóceis para com as coisas do céu.

Em sua reflexão sobre a homilia da passagem em que Jesus é inquirido sobre quantas vezes devemos perdoar o próximo, Dom Pedro levou o texto sagrado para perto da ação dos diáconos. “Esta passagem nos leva a pensar no ministério da caridade, que é praticada pelos diáconos. Jesus nos alerta para perdoarmos setenta vezes sete, ou seja, reforça que quem não sabe perdoar não é um cristão autentico”.

Dom Pedro também recordou que este ano diversos fiéis responderam sim ao chamado diaconal e estão dando seus primeiros passos nesta caminhada. “Rezemos para que eles perseverem neste caminho, para que no futuro nossa Diocese possa contar com mais estes servidores da messe”. E complementou, “Está em fase de revisão final o Diretório Diaconal que contribuirá imensamente para a dinamização do trabalho. Vamos colocar em prática por dois anos, período em que poderá ter ajuste, e ai então se tornará um documento completo e oficial”.

DSC00349-1