Para vivenciar a JMJ na Diocese de Santo André, o Setor Juventude programou encontros com os jovens em todas as cidades do Grande ABC, na manhã deste sábado, 30/07. Desta forma estamos em sintonia com o que acontece na Cracóvia, na Polônia, onde Papa Francisco se encontra com os jovens na Jornada Mundial da Juventude. Durante todo o evento diversos sacerdotes atenderam a confissão dos jovens.
Com o tema Misericórdia os jovens participam de uma reflexão como a que aconteceu no Santuário Senhor do Bomfim, em Santo André, onde Dom Pedro Cipollini passou uma bonita mensagem. A seguir, um resumo de seus ensinamentos.
Dom Pedro, que ao final registrou o encontro com uma self, apontou caminhos que os jovens podem seguir se estão a procura da verdadeira felicidade. “Não se trata só de ir na igreja, mas ser Igreja. Não se trata apenas de só conhecer Deus, mas para ser como Deus. E como saber se estou conseguindo isso? Basta perceber quanto tempo dedicamos por dia para Deus”. E complementou, que “devemos fugir das propostas fáceis de felicidade. Não é por este caminho que nós cristãos vamos encontrar o caminho da felicidade. Existe uma diferença fundamental entre felicidade e contentame nto. Este termina logo, é efêmero”.
O bispo também pontuou com exemplos. “Santo Antônio e São Francisco foram dois jovens como vocês e que sentiram a necessidade de fazer algo para Jesus. Viveram a misericórdia, que a forma de agirmos contra esta realidade de guerra que o mundo vive. Vivemos uma crise antropológica. O homem não sabe para onde vai. O mundo da tecnologia é forte, mas vivemos num mundo onde as pessoas morrem de fome, vivem desempregadas”.
Por fim, Dom Pedro recordou a passagem do bom samaritano, e para isso cinco jovens demonstraram em cena o teor do ensinamento. “Vamos agora reconstruir a parábola do bom samaritano. Vivenciar as cenas com estes cinco jovens. Mostrar o que é misericórdia. Mostrar o que é ser misericordioso. Descobrir quem foi o próximo nesta história. E ver que o próximo é aquele se se aproxima. Que devemos semear a boa semente”.