Congregação Estigmatina celebra 200 anos de fundação

No próximo dia 14 de setembro será realizada, em São Caetano do Sul, celebração comemorativa aos 200 anos da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (CSS). Às 10 horas haverá missa solene na Matriz Sagrada Família, (Praça Cardeal Arcoverde, Centro de São Caetano do Sul), com a presença de cerca de 30 sacerdotes e do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Cipollini. A missa em São Caetano será celebrada no dia da Exaltação da Santa Cruz e marca o encerramento provincial das comemorações dos 200 anos de fundação dos estigmatinos.

A congregação estigmatina foi fundada em 4 de novembro de 1816, em Verona (Itália), por São Gaspar Bertoni. Na época em que viveu São Gaspar Bertoni, entre final do século 18 e meados do século 19, Verona era palco de constantes conflitos entre os exércitos francês, de Napoleão, e austríaco, que disputavam a posse da cidade. Desde os tempos do seminário, São Gaspar trabalhou no auxílio aos feridos de guerra e instrução da juventude. Fundou Oratórios Marianos, nos quais reunia os jovens para orar e meditar a Palavra de Deus. Já sacerdote, São Gaspar empreendeu esforços para fundar uma escola para jovens pobres. No dia 4 de novembro de 1816 a escola foi aberta num prédio anexo à Igreja dos Estigmas, dedicada às chagas de São Francisco de Assis. Junto com a escola, São Gaspar fundou a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por sua grande devoção a Nossa Senhora e São José, escolheu os santos esposos como patronos da congregação.

Hoje, os religiosos estigmatinos estão presentes em 16 países. No Brasil, onde chegaram em 1910, os estigmatinos estão organizados em duas províncias: Santa Cruz e São José. As comemorações do Jubileu Estigmatino tiveram início em 4 de novembro de 2015 na Paróquia Santa Cruz, em Rio Claro, e devem terminar com uma grande celebração no próximo dia 4 de novembro, em Verona.