Diocese de Santo André

Bispo aos catequistas: Atitude de bondade diante da maldade já é uma correção

A Catequese de Crisma, da Pastoral Catequética, realizou na manhã de sábado, dia 24, o Encontro de Catequistas e Adolescentes, na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo. O palestrante foi o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que falou sobre o tema “Como falar sobre a Misericórdia com os jovens e adolescentes”.

Dom Pedro destacou que todos precisam agir com compaixão com as pessoas que erram. “Compaixão é diferente de dó, a paixão em latim quer dizer sofrimento. Compaixão é sofrer com alguém. A atitude de bondade diante da maldade já é uma correção. Depois, você vai curar as feridas”, explicou o bispo.  E para curar as feridas, Dom Pedro prescreveu o remédio. “O remédio é Jesus. A riqueza é Jesus. A pessoa pode experimentar o que é a liberdade de servir e amar,” disse. Mas antes agir como médico, é necessário aprender, ressalta o bispo. “Uma coisa é certa: Se não provarmos a misericórdia de Cristo e não confiarmos nela, não transmitiremos misericórdia para ninguém. O modo de transmitir a misericórdia é você provar como aquele publicano que provou a misericórdia de Deus.  A misericórdia supõe a capacidade de amar”, frisou.

Dom Pedro ainda elogiou a missão dos catequistas. “Ser catequista é um chamado de Deus, é uma paixão, é uma vocação, é um modo de exprimir o amor a Jesus. O catequista é o missionário porque vai ao encontro daquele que está sendo catequizado para iluminar o coração que será evangelizado”, explicou.

O assessor diocesano da Catequese de Crisma, Pe. Gonise Portugal de Rocha, destacou a importância das palavras de Dom Pedro. “O nosso bispo destacou como falar da Misericórdia aos jovens. Ter compaixão, esta sensibilidade com o jovem. Agora é colocar em prática”, disse o sacerdote.  A coordenadora, Maria Zélia M.P.S Serena, também elogiou a palestra e destacou a importância do encontro. “Promove a unidade entre os catequistas. Assim, podemos caminhar na mesma direção, fazendo despertar nos jovens o desapego pelo consumismo”, emendou.

Os catequistas ainda participaram de conversas entre eles, onde compartilharam experiências vividas em suas paróquias.

CONFIRA AS FOTOS: https://www.flickr.com/photos/139815508@N03/albums/72157674371978916

Compartilhe:

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

nomeacoes

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute ações pastorais e prepara o 9º Plano Diocesano de Pastoral