Simpósio irá resgatar reflexões de documentos eclesiais a respeito do diálogo inter-religioso

Evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB

Acontecerá em fevereiro do próximo ano o VII Simpósio de Formação Ecumênica e XVII Encontro de Professores de Ecumenismo e de Diálogo inter-religioso, com o tema “Fundamentos e caminhos para o Diálogo Inter-Religioso”. De 3 a 5 de fevereiro de 2017, no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo (SP), professores e agentes de Pastoral envolvidos com a causa ecumênica irão resgatar as reflexões contidas nos documentos pontifícios desde o Concílio Vaticano II até hoje.

Durante o Simpósio serão abordadas ainda a Teologia e a espiritualidade inter-religiosas a partir dos textos dos místicos das várias religiões e os caminhos do diálogo inter-religioso no Brasil pela partilha das experiências ecumênicas e inter-religiosas de entidades como a CNBB, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Paraná), entre outras. O Simpósio contará também com um painel inter-religioso composto de representantes e líderes de algumas das mais expressivas religiões no país.

De acordo com o assessor da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, a proposta é de os participantes conheçam e aprofundem os fundamentos e caminhos para fortalecerem a dimensão inter-religiosa na missão evangelizadora.

Em sua sétima edição, o Simpósio que é realizado anualmente, é considerado “uma excelente oportunidade para ajudar a semear e fazer crescer a cooperação ecumênica das Igrejas no Brasil”, sobretudo no seu objetivo central de capacitar agentes de pastoral das Igrejas particulares e professores de ecumenismo e diálogo inter-religioso em institutos, faculdades e escolas públicas e particulares. A cada evento é tomado um tema de relevância para a missão ecumênica.

A assessoria na formação será do doutor pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – MG), padre Enio Marcos de Oliveira, da diocese de Leopoldina (MG). O evento contará com celebrações, momentos de oração e painéis com lideranças de diferentes religiões.

O assessor da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa, recorda uma frase do papa Francisco que inspira a realização do evento. Durante visita ao Azerbaijão, em outubro, o pontífice afirmou que “abrir-se aos outros não empobrece, mas enriquece, porque nos ajuda a ser mais humanos. A reconhecer-se parte ativa dum dom maior e a interpretar a vida como um dom para os outros; a ter como alvo não nossos próprios interesses, mas o bem da humanidade; a agir sem idealismos nem intervencionismos, sem realizar interferências prejudiciais nem ações forçadas, mas sempre no respeito das dinâmicas históricas, das culturas e das tradições religiosas”.

As inscrições para o simpósio já estão abertas. Faça o download do folder do Simpósio com a ficha de inscrição.