Diocese de Santo André

Testemunho de Dom Paulo iluminou e encorajou a Igreja

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil recebeu com pesar a notícia “da Páscoa derradeira” do Confrade e Bispo, Dom Paulo Evaristo Arns.

Uma nota assinada pelo Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel foi divulgada ainda na quarta-feira:

“Sem dúvida, uma grande perda, pois viveu intensamente a sua vida e missão franciscana em plenitude.

“Amado por Deus e pelos homens”, hoje foi recebido na mansão radiante do céu porque em vida lutou como profeta em favor dos direitos de toda a criatura humana, especialmente das pessoas mais fragilizadas e oprimidas.

Dom Paulo mesmo dividiu a história de sua vida em três partes: a família, a vida franciscana e a vida episcopal a serviço da Igreja.

Hoje, como Ministro Provincial e em nome desta Província, louvo e agradeço a Deus pelo seu testemunho franciscano que determinou a trajetória de toda a sua vida.

O seu testemunho iluminou e encorajou não só a nós, seus confrades, mas a vida religiosa e a vida dos cristãos, especialmente na América Latina, onde foi uma liderança ímpar, principalmente nas assembleias de Puebla e Medellín, da Conferência Episcopal Latino-americana. E o que dizer dos tempos da ditadura militar, quando se fez voz dos sem voz?

O nosso irmão Dom Paulo passou para a Casa do Senhor, alegremo-nos por ele, que alimentou na fé seu lema episcopal: “De esperança em Esperança”.

Que da eternidade, Dom Paulo interceda pela nossa Igreja para que ela continue a ser a Igreja profética do Concílio Vaticano II e a sonhada Igreja do Papa Francisco, devotada às grandes causas sociais e humanitárias.

Que Dom Paulo, o incansável homem da esperança, ore pela nossa Pátria que neste momento vive uma profunda crise institucional, carente de ética e de cuidados para com os mais pobres, os doentes, os sedentos de justiça e paz.

Louvado seja meu Senhor, pela Irmã Morte, que nesta manhã visitou e libertou Dom Paulo da fragilidade do seu corpo, para viver a plenitude da liberdade dos filhos de Deus”.

Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO