Diocese de Santo André

Mães dos diáconos Camilo e Hamilton revelam desejos dos filhos quando crianças

Amigos de seminário e ordenados diáconos transitórios no mesmo dia, em 10 de dezembro (sábado), Hamilton Gomes do Nascimento e Camilo Gonçalves de Lima têm mais uma coincidência em comum: ambos queriam integrar o clero da Igreja desde crianças. O segredo foi revelado pelas mães de ambos: Ivanilda Gomes Nascimento e Ivanildes Maria Leão de Lima, respectivamente.

Camilo, inclusive, já “treinava” a vida religiosa. “Ele com dois anos falou que seria papa. Fazia meu pai ajoelhar para dar a bênção. Dizia: ajoelha aí . Veja se pode um negócio desse? Depois foi crescendo e mais velho disse que iria estudar no seminário”, recordou a mãe de Camilo, Ivanildes Maria Leão de Lima, que estava acompanhada pelo marido e pai do Camilo, José Gonçalves de Lima.

Segundo Camilo, a vontade realmente já vinha desde criança. “Deus já suscitava em mim. Quando criança, dizendo isto, vamos dando os primeiros passos. A gente até se afasta um pouco (da vontade), mas Deus não esquece e nos chama. Ele me chamou e estou aqui”, recordou o diácono.

A mãe de Hamilton, Joana Ivanilda Gomes do Nascimento, ressaltou que seu filho sempre foi persistente. “Ele escolheu ser padre desde os quatro anos, mas eu não acreditava muito. Mesmo assim, ele nunca desistiu. Quando decide, ele não volta em sua decisão”, disse dona Ivanilda.

Hamilton destacou o desejo de servir como ministro de Deus desde pequeno, mas chegou a pensar em outro caminho. “Manifesto esta vontade desde criança, mas, vamos ponderando e abafei esta vontade porque pensava em cuidar da minha família. Porém, o desejo de Deus é mais forte, e se não fizeste isso (escolha pelo sacerdócio), não seria feliz”, disse.

Serviço

Ambos, contudo, sabem que para ser bons padres, precisam ser bons diáconos. “O trabalho do diácono, de serviço, é importante para a Igreja. É um exemplo para que a Igreja seja samaritana, de saída, como pede o Papa Francisco. Para chegar ao sacerdócio temos que servir, porque um padre que não for servidor das pessoas dificilmente pode servir a Deus”, destacou o diácono Hamilton.

Dom Pedro recordou que somente o “amor” pode fortalecê-los na missão que Deus escolheu para os dois. “Só o amor pode fazer este milagre de que o jovem abandone tudo para seguir Jesus como fizeram os apóstolos. O mandamento de Jesus é o amor. ‘Guardar o amor’ quer dizer identificar-se com este mandamento. O amor se restringe na doação e na vida. O amor, ao contrário como pensamos, não é nada sentimental. Amar é uma escolha. Deus chama e você decide”, frisou o bispo.

Diácono Camilo ressaltou as palavras do pastor do Grande ABC. “O amor é plantado em nós no Batismo e cabe a nós desenvolvê-lo, regá-lo. Este amor que é o próprio Deus. O Evangelho é para isso: para mostrar que a nossa vida como diácono e como futuros padres para viver o amor e transbordá-lo na vida das pessoas”, disse.

Ambos os diáconos transitórios vão servir na Paróquia Bom Jesus de Nazaré, em São Bernardo do Campo.

5bc0714f-e36e-4e1f-961d-a0b53aea9a89 0749363e-780f-4cd5-bc83-347dccee1181 029438de-1f1e-4c85-995b-8254bc971bec

Compartilhe:

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo