Diocese de Santo André

CDP destaca ações sinodais e romaria diocesana em abril

O Conselho de Pastoral Diocesano se reuniu no dia 18 de março, sábado, na Cúria, e dentre vários assuntos, os destaques ficaram por conta das reuniões sinodais diocesanas e a Romaria Diocesana em 29 de abril, à Capela Nossa Senhora do Pilar, em Ribeirão Pires. O encontro teve a presença do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, do vigário geral, Pe. Ademir Santos de Oliveira, do Vigário Episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery e de sacerdotes coordenadores regionais ou/e de seus representantes.

Dentre os temas, estão às ações do Sínodo Diocesano. Pe. Joel destacou que tanto ele quanto o bispo estarão presentes na reunião de cada conselho regional. “Nossa presença é de incentivo e para ouvir. Estando no conselho regional, estaremos com os representantes de todas as paróquias da diocese. A ideia é a presença e participação nas várias etapas e instâncias, conhecendo um pouco mais dos anseios que vêm de cada região”, frisou o sacerdote.

Se quiser saber mais sobre o Sínodo, clique aqui. (http://sinodo.diocesesa.org.br)

Romaria

No encontro, Pe. Joel destacou a Romaria à Capela Nossa Senhora do Pilar, que foi construída em 1714, três anos da aparição da imagem de Aparecida, e fará parte do evento organizado pela Prefeitura. A Missa será no período da manhã e as Paróquias devem organizar ônibus para levarem os fiéis a um ponto comum. À tarde, shows com nomes renomados do meio católico estão programados (com responsabilidade do governo municipal).

Para Pe. Joel, esta é uma excelente oportunidade de unidade em um Ano Mariano (nacional) e Sinodal (diocesano). “É uma tradição na diocese uma romaria mariana e, neste ano, temos uma imagem peregrina (Nossa Senhora Aparecida) visitando todas as paróquias. É um projeto que surge dentro do contexto do ano mariano e do caminhar sinodal. A Capela Nossa Senhora do Pilar é de 1714, três anos antes da aparição de Aparecida. Surgiu esta ideia para valorizar um espaço tão próximo. Estar lá é uma ideia de motivação mariana, que nos reúne na fé em Cristo”, explicou o sacerdote.

Jesus-Servo

Em sua fala, Dom Pedro pediu a todos os membros a necessidade de ter no horizonte o ideia de coordenação: Jesus-Servo. “Ele nos ensina que o serviço é a marca de seus seguidores e da comunidade. O serviço a Deus e aos irmãos é o maior sinal que você vive o mandamento do amo”, frisou o pastor da Igreja do Grande ABC. “Jesus nos pede fidelidade, discernimento e defesa da vida que é dom de Deus, defender a vida das pessoas e da natureza”, completou.

Dom Pedro ainda destacou que Jesus sempre estará no barco de cada um. “Ele nunca nos abandonará, portanto, devemos responder a esta realidade com fé, esperança e coragem”, disse.

A reunião do Conselho de Pastoral acontece regularmente e discute os principais temas em relação à atividade pastoral diocesana.

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão