O Conselho de Pastoral Diocesano se reuniu no dia 18 de março, sábado, na Cúria, e dentre vários assuntos, os destaques ficaram por conta das reuniões sinodais diocesanas e a Romaria Diocesana em 29 de abril, à Capela Nossa Senhora do Pilar, em Ribeirão Pires. O encontro teve a presença do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, do vigário geral, Pe. Ademir Santos de Oliveira, do Vigário Episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery e de sacerdotes coordenadores regionais ou/e de seus representantes.
Dentre os temas, estão às ações do Sínodo Diocesano. Pe. Joel destacou que tanto ele quanto o bispo estarão presentes na reunião de cada conselho regional. “Nossa presença é de incentivo e para ouvir. Estando no conselho regional, estaremos com os representantes de todas as paróquias da diocese. A ideia é a presença e participação nas várias etapas e instâncias, conhecendo um pouco mais dos anseios que vêm de cada região”, frisou o sacerdote.
Se quiser saber mais sobre o Sínodo, clique aqui. (http://sinodo.diocesesa.org.
Romaria
No encontro, Pe. Joel destacou a Romaria à Capela Nossa Senhora do Pilar, que foi construída em 1714, três anos da aparição da imagem de Aparecida, e fará parte do evento organizado pela Prefeitura. A Missa será no período da manhã e as Paróquias devem organizar ônibus para levarem os fiéis a um ponto comum. À tarde, shows com nomes renomados do meio católico estão programados (com responsabilidade do governo municipal).
Para Pe. Joel, esta é uma excelente oportunidade de unidade em um Ano Mariano (nacional) e Sinodal (diocesano). “É uma tradição na diocese uma romaria mariana e, neste ano, temos uma imagem peregrina (Nossa Senhora Aparecida) visitando todas as paróquias. É um projeto que surge dentro do contexto do ano mariano e do caminhar sinodal. A Capela Nossa Senhora do Pilar é de 1714, três anos antes da aparição de Aparecida. Surgiu esta ideia para valorizar um espaço tão próximo. Estar lá é uma ideia de motivação mariana, que nos reúne na fé em Cristo”, explicou o sacerdote.
Jesus-Servo
Em sua fala, Dom Pedro pediu a todos os membros a necessidade de ter no horizonte o ideia de coordenação: Jesus-Servo. “Ele nos ensina que o serviço é a marca de seus seguidores e da comunidade. O serviço a Deus e aos irmãos é o maior sinal que você vive o mandamento do amo”, frisou o pastor da Igreja do Grande ABC. “Jesus nos pede fidelidade, discernimento e defesa da vida que é dom de Deus, defender a vida das pessoas e da natureza”, completou.
Dom Pedro ainda destacou que Jesus sempre estará no barco de cada um. “Ele nunca nos abandonará, portanto, devemos responder a esta realidade com fé, esperança e coragem”, disse.
A reunião do Conselho de Pastoral acontece regularmente e discute os principais temas em relação à atividade pastoral diocesana.