Igreja Mãe da Diocese festeja Nossa Senhora do Carmo

A Mãe está em festa. A Catedral Nossa Senhora do Carmo, Igreja Mãe da Diocese de Santo André, festejou sua padroeira no dia 16 de julho (domingo). Com todas as Missas cheias na Catedral, a última fechou o dia de celebrações, com procissão pelas ruas nos arredores da Igreja, levando a imagem da Santa, que intercede por Santo André e por todo o povo do Grande ABC.

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a Santa Missa e contou com a companhia do bispo da Diocese de Imola (Itália), Dom Tommaso Ghirelli, que chegara na manhã do mesmo dia. Os sacerdotes italianos Pe. Francesco Commissari, ex-pároco da Jesus de Nazaré (São Bernardo), e Pe. Daniel Sirna, que visita o Brasil pela primeira vez, também concelebraram, assim como o pároco e o vigário da Catedral, Pe. Joel Nery e Pe. Giacomo Pellin, respectivamente, e o secretário episcopal, Pe. Guilherme Melo Sanches.

Ressaltando a disponibilidade de Maria à vontade de Deus, Dom Pedro disse que Nossa Senhora não ficou apegada à própria vontade. “É necessário ouvir a palavra de Deus. Maria fez isso. Só consegue quem está atento, em silêncio para ouvir a Palavra de Deus e entregar sua vida através da fé”, frisou o bispo diocesano. “Maria é grande diante de Deus porque viveu na fé, ouviu, praticou a Palavra de Deus. Ela se torna mãe de Jesus, não somente porque concebeu, mas porque antes concebeu na fé no seu coração”, completou.

Dom Pedro ainda pediu perseverança aos fiéis, mesmo com ventos contrários. “Maria viveu da fé na sua entrega, viu Jesus perseguido, morto na Cruz, mas perseverou. Será que somos capazes de perseverar no caminho de Deus quando tudo está contra?”, questionou o bispo, que recordou a grande intercessora que temos. “Maria foi dada para nós quando Jesus morria na Cruz, nossa Igreja não é órfã”, pontuou.

Pe. Joel ainda agradeceu a todos os fiéis, principalmente os que participaram da novena, e aos bispos e padres presentes. “E também uma palavra de gratidão a Deus porque estamos caminhamos juntos (com os paroquianos) há um ano. Graças a Deus com intercessão daquela que nos acompanha sempre”, disse o sacerdote, lembrando o período que está à frente da Catedral.

Igrejas irmãs

Dom Tommaso Ghirelli afirmou que espera a continuidade do projeto das Igrejas irmãs (entre as dioceses de Santo André e Imola). Ele pediu o retorno dos sacerdotes italianos, que pastoreavam na Paróquia Jesus de Nazaré, à diocese de Imola, devido à falta de padres. “Tivemos esta ajuda com uma colaboração intensa, mas agora há falta de padres na nossa Diocese. Desejo que continue a colaboração, mas encontrando formas diferentes”, frisou o bispo, que destacou a fé do povo brasileiro.  “Fico impressionado com a religiosidade do povo que manifesta mais que na Itália”, comparou o líder da Igreja de Imola.