O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou na noite do dia 30 de junho da sessão solene da Câmara dos Vereadores de São Bernardo que refletiu o tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2017, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): ‘Biomas Brasileiros e Defesa da Vida’, com o lema ‘Cultivar e Guardar a Criação’. O presidente da sessão foi o vereador Antonio Carlos (PT), mais conhecido como Toninho da Lanchonete.
Dom Pedro recordou que o Brasil é muito rico porque possui seis biomas (Amazônia, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e Pampas), mas é necessário um cuidado maior pelo homem. “A realidade brasileira destes biomas tende a uma colossal riqueza natural, de encher os olhos, a uma devastação sistemática, que se torna uma preocupação severa de ambientalistas e de todas as pessoas que têm consciência que a natureza é obra de Deus”, frisou o bispo.
Segundo Dom Pedro, a cupidez do homem prejudica a obra do Senhor. “Deus entregou a natureza para homem cuidar e não devastar. Mas por causa do lucro, da ganância, o homem destrói. Se não cuidarmos de reverter esta situação, as gerações futuras vão pagar muito caro”, apontou o pastor do Grande ABC.
Para Toninho da Lanchonete, há necessidade muito grande de implantação de medidas capazes de preservar os recursos naturais. “Temos, cada vez mais, um imenso desafio, que inclui recuperar os rios degradados, as represas contaminadas, as florestas devastadas, os alimentos contaminados por agrotóxicos, esgoto e lixão a céu aberto, trazendo doenças e mais sofrimento ao nosso povo. A degradação dos ambientes é sempre acompanhada pelas injustiças sociais”, recordou.
Ainda participaram da cerimônia o vereador Jorge Araújo (PHS), representando o prefeito Orlando Morando, o pároco da Sagrada Família, Paulo Afonso da Silva, o Dr. Luis Ricardo Davanzo, presidente da 39ª Subseção da OAB-SBC, e o vereador Julinho Fuzari (PPS).
Homenagem
Ao fim da sessão, comunidades e casais da Igreja Católica em São Bernardo que atuam, por meio do Evangelho, para a melhoria de vida dos que mais sofrem foram homenageados pelo vereador.