Diocese de Santo André

Festival Vocacional leva mais de 4 mil jovens ao Estância

7h40, dia 3 de setembro, domingo e um belo céu azul no Riacho Grande em São Bernardo. Era para estar tranquilo na Estrada Nevio Carlone, mas não estava e por um bom motivo. Mais de 4 mil jovens deixaram o Estância Alto da Serra – casa de shows e eventos e que cedeu o local – pequeno ao participarem do Festival Vocacional, promovido pela Diocese de Santo André. O número alto de fiéis superou a expectativa que estava em 2,7 mil pessoas, um aumento de quase 50%, o que deixou o evento mais belo.

O resultado é em parte porque pela primeira vez o Serviço de Assistência Vocacional (SAV) realizou a Feira Vocacional e a Gincana Vocacional ao mesmo tempo. Soma-se ao belo trabalho dos organizadores, do apoio do Setor Juventude e de outros colaboradores que resultou em um dia cheio de atividades para os jovens, que estavam divididos em 71 equipes, além das 20 congregações religiosas, diocesanas, instituições e pastorais que apresentaram seus carismas.

Tudo com um único objetivo: instigar os jovens a buscarem a vontade de Deus para suas vidas. “Em meio a tantas coisas ruins que a sociedade oferece, podemos comprovar que é possível juntar tantos jovens sem álcool, drogas etc., simplesmente com o objetivo de levá-los para mais perto de Cristo e despertar suas vocações”, destacou a coordenadora do SAV, Adelaide Santos da Silva.

Aliás, ela junto com o seu marido, João Oliveira dos Santos, estão iniciando o trabalho à frente do SAV. “É uma experiência nova e gratificante. Trabalhávamos com um número de pessoas e aumentou significativamente. É muito positivo ver esta animação. Queremos que os jovens despertem para a vocação”, emendou João.

Quem também inicia o trabalho é Pe. Everton Gonçalves Costa, assessor do SAV e coordenador da Pastoral Vocacional. “Um desafio muito grande. Precisávamos de um elemento inovador. Tínhamos uma estrutura muito boa, mas estávamos muitos anos com ela. Precisava dar uma renovada. E temos uma equipe muito boa, que abraçou a ideia”, frisou o sacerdote. “Queremos despertar a cultura vocacional em nossa diocese. Começamos a dar passos nesta direção. O contato entre os jovens, conhecer a riqueza e necessidades da nossa Igreja. Quando o jovem entra em contato com as diversas realidades, ele desperta isso inconscientemente”, frisou.

Contramão

O bispo Dom Pedro Carlos Cipollini recordou que os jovens precisam andar na contramão. “O mundo do pecado diz que temos que dominar o outro, levar vantagem em tudo, ser corrupto, como vemos esta tristeza no Brasil. O dinheiro que manda e você têm que ser maior. Jesus diz para ir à contramão. Somos desafiados. Jesus nos ensina o caminho do amor. Para Jesus, amor é servir ao próximo. Não pensar somente em si, o mundo do egoísmo faz você pensar somente em você. Jesus quer nos salvar do nosso egoísmo. Seguir Jesus no caminho do serviço. Todo dia escolher andar no caminho de Jesus. Será que estamos dispostos a fazer isto?”, questionou o pastor do Grande ABC.

Dom Pedro ainda recordou que todos foram escolhidos por Deus. “Deus diz para cada um: escolhi você para viver o amor de Cristo. Você topa? Se está difícil, Deus vai ajudar. O que adianta ganhar o mundo e perder sua alma?”, perguntou o bispo, que iniciou o evento com a Santa Missa.

O evento contou com palestras, shows, momento de espiritualidade e confissões.

O Festival Vocacional na voz de quem participou

 

“Ser uma irmã, um padre, pai ou mãe é uma experiência de Deus porque escutou a voz de Deus. E quando escutamos a voz de Deus, escolhemos verdadeiramente nossa vocação”.

Irmã Maristela Pereira dos Santos, das Irmãs da Providência (São Caetano)

“Deus vai chamando. Há sementes jogadas e uma hora Deus vai mostrando o caminho para cada um. Que o jovem fica atento, ouvindo o que a voz de Deus vai falar”.

Madre Isabel Maria de Jesus – Congregação Humildes Servos da Rainha do Amor (Rio Grande da Serra).

“Gostei muito e tive uma impressão muito boa. Fiquei surpreso com o número de jovens que vieram hoje aqui. Trouxemos bastante produtos para que os jovens possam aproveitar”.

Gerente da unidade da Paulus de Santo André, Gilmar Bergmann

“Foi extraordinário, algo fascinante. E tomara que se repita no próximo ano. Veio bastante gente, estamos muito felizes. Foi a nossa primeira vez”.

Irmão Reinado, da Fraternidade Casa de Assis – Santo André

“Vi que teria uma Feira Vocacional. Queria saber a minha vocação porque estou meio indecisa. Conversei com umas freiras, vou realizar um acompanhamento vocacional com as meninas das Irmãs Beneditinas, mas penso nas Carmelitas. Ainda não sei. Vim por causa da vocação. Além de brincar e me divertir um pouco”.

Alessandra Boaventura, Paróquia Santo Arnaldo Janssen (Diadema)

 

“Achei maravilhoso, experiência única na minha vida, vou levar para o resto da minha vida. Foi também a união do nosso grupo, de estarmos unidos”.

Sabrina Santos Horácio, da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha (Diadema)

“Achei tudo muito bom, os estandes, as palestras, a confissão, que o ano que vem seja tão bom quanto”.

Jonathan Correia da Silva Souza, Paróquia São Pedro (Mauá)

“Foi algo para eu relaxar a mente, para descansar também. Eu sempre estou ajudando, participo da Missa. Minhas amizades me trouxeram”.

Marcos Natan de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora do Guadalupe (São Bernardo)

“Vim com minha filha e minha esposa. Convite do nosso padre, Pe. Everton. Nada melhor passar com a família e junto de Deus. Foi um domingo maravilhoso”.

Vitor de Souza Filho, da Paróquia Santa Luzia (Ribeirão Pires).

Reportagem de Thiago Silva

Acesse aqui e veja todas as fotos.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba