Segunda fase do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece no próximo domingo (12/11) em todo o país
Nesta etapa, candidatos e candidatas irão se debruçar nas 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (física, biologia e química). No domingo passado, os alunos e as alunas se dedicaram as ciências humanas (Redação, História e Geografia).
Estudantes que participaram do 1º Curso Gratuito Preparatório para as provas, promovido pela Diocese de Santo André, por meio da Pastoral da Educação, no domingo (29/10), revelaram seus sonhos e objetivos nas carreiras que pretendem seguir nas universidades.
Confira:
Portadora de deficiência auditiva, Yasmim (Paróquia Jesus Bom Pastor-Santo André) pretende cursar Medicina Veterinária. “O curso foi muito bom”, elogia. Sua irmã, Isabele (Paróquia Jesus Bom Pastor-Santo André), que tem deficiência auditiva leve, almeja seguir a carreira de terapeuta ocupacional. “O curso preparatório não foi importante só para mim, mas para todos se prepararem e enfrentarem as provas sem medo”, atesta.
A coordenadora diocesana do Setor de Inclusão, Luisa Maria Tavares Jardim, foi a responsável pela linguagem de sinais no encontro.
Ambos da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso (Santo André), Lucas DeMarco e Felipe Luís pretendem seguir profissões distintas. O primeiro, na área de Química ou Engenharia Química. “A aula de Redação foi importante para contribuir na elaboração do texto”.
Já o segundo, na área de TI (Tecnologia da Informação), Engenharia da Computação/Ciência da computação. “Foi uma boa experiência para recapitular a aprendizagem adquirida durante o ano, por meio de pontos importantes das disciplinas. Quero entrar numa faculdade pública e que seja de bom ensino”.
Por outro lado, Heloísa Maria (Paróquia São José – Mauá) quer transformar o aprendizado em sala de aula em retribuição futura para a formação de crianças e jovens. “O curso foi bem esclarecedor para sanar as últimas dúvidas antes da realização do exame. Pretendo cursar pedagogia. Quero uma faculdade no interior de São Paulo”, avisa.
Dicas
Fique atento aos horários:
12h: Abertura dos portões do local de prova
13h: Fechamento dos portões
Domingo (12/11)
13h30 às 18h: os candidatos terão quatro horas e meia para responder 90 questões. Mesmo procedimento do primeiro dia: preenchimento correto do cartão de respostas até às 18h.
Na véspera:
Durma cedo (ideal: oito horas de sono)
Evite passar a noite revisando o conteúdo das provas
Trace o itinerário e o tempo para chegar ao local das provas (seja de carro, a pé ou transporte público)
Separe caneta, cartão de inscrição, documento de identidade, água, barras de cereais e lanches leves
No dia:
Tenha uma alimentação leve, a base de frutas, cereais e sucos
Saia com antecedência para evitar imprevistos
Chegue ao local da prova com boa antecedência, se possível uma hora antes da abertura dos portões.
Reportagem e fotos: Fábio Sales