Diocese de Santo André

Pastoral da Acolhida dá “pontapé inicial” para planejamento da atuação nas paróquias do Grande ABC 

Primeiro encontro ocorrido na noite de quarta-feira (08/11), no Auditório da Mitra Diocesana, no Centro da cidade andreense, reuniu representantes de 12 igrejas com o objetivo de trocar experiências e traçar prioridades como o cadastro e mapeamento das equipes de acolhimento na região

O assessor diocesano da Pastoral da Acolhida, Padre Vanderlei Nunes, agradeceu a presença de todos e todas na reunião e salientou alguns pontos para o início do planejamento e elaboração de calendário permanente do grupo para 2018.

Diante disso, a prioridade, a partir das próximas atividades, será a criação de uma comissão e escolha da coordenação que atuará, entre outras iniciativas, na organização de cursos e palestras, divulgação e comunicação das agendas do movimento em toda a Diocese de Santo André.

De acordo com o sacerdote, o trabalho de evangelização da Igreja Católica na região deve-se basear em cinco principais eixos: acolhida, espiritualidade, formação, comunicação e missão.

Vale lembrar que acolhida e missão são os pontos mais votados no Sínodo Diocesano, cuja Assembleia Sinodal ocorrerá na próxima quarta-feira (15/11) – feriado da Proclamação da República – das 7h30 às 18h, no Externato Santo Antônio (Rua: São Luís, 80 – Santa Paula – São Caetano do Sul).

Formação e Diálogo 

Essencialmente nesta pastoral, a formação de agentes, a troca de experiências de vida, a identidade visual (uniforme e crachá) e o diálogo acompanhado de um belo ‘sorriso no rosto’ são fundamentais para o êxito deste trabalho que vai além das celebrações.

“A acolhida não se resume apenas ao horário da missas e boas-vindas aos fiéis, mas também no dia-a-dia de nossas ações em outros setores das paróquias e na atuação em nossas comunidades. Conversando e ouvindo as pessoas. Criando amizades. Fazendo com que as pessoas se sintam bem. Como diz o Papa Francisco: uma Igreja em saída, ou seja, que vá de encontro as necessidades do povo”, avalia o padre, ao pregar esforços para o “nascimento” da pastoral nas paróquias que ainda não contempladas com este movimento.

Depois de passar pelas paróquias São Francisco de Assis (São Caetano do Sul), Nossa Senhora das Graças (Santo André), Catedral Nossa Senhora do Carmo (Santo André) e atuar em diversas pastorais da diocese, Vanderlei Nunes atualmente é o pároco da Igreja Nossa Senhora do Paraíso (Santo André).

Saiba como participar 

Quem estiver interessado em integrar as equipes de acolhida em sua paróquia ou comunidade, basta procurar o padre ou a secretaria da igreja em seu bairro ou frequência para saber se já existe atuação da pastoral. Sendo positiva a resposta, solicitar o contato da coordenação. Caso inexista, o leigo/leiga também poderá se apresentar para a implementação do movimento.

Normalmente, cada local estabelece seus pré-requisitos para preparação e formação de agentes, bem como idade mínima e experiência de voluntariado na igreja. Porém, as portas estão abertas para todos e todas que quiserem contribuir com mais este trabalho de amor e solidariedade.

Participaram da reunião coordenadores, vice-coordenadores e integrantes da Pastoral da Acolhida das paróquias São João Batista (Rudge Ramos-São Bernardo do Campo); Santa Maria (Demarchi-São Bernardo do Campo); Santa Luzia/Santo Expedito (Jardim Atlântico-São Bernardo do Campo); São João Batista (Riacho Grande-São Bernardo do Campo); Catedral Nossa Senhora do Carmo (Centro-Santo André); São Jorge (Cidade São Jorge-Santo André); Nossa Senhora de Fátima (Vila Curuçá-Santo André); Jesus Bom Pastor (Bom Pastor-Santo André); Nossa Senhora do Paraíso (Paraíso-Santo André); Santa Rita de Cássia (Pinheirinho-Santo André); Bom Jesus de Piraporinha (Piraporinha-Diadema) e Santa Luzia (Santa Luzia-Ribeirão Pires).

Dicas de leitura 

Como oferecer formação de agentes e organizar a Pastoral da Acolhida em sua paróquia ou comunidade?

Padre Vanderlei Nunes recomenda cinco livros que apresentam subsídios e orientações para a implementação e consolidação dos grupos:

*Pastoral da Acolhida (Guia de Implantação, Formação e Atuação dos Agentes). Autor: Padre José Carlos Pereira – Editora Paulinas

*Acolhida (Como formar comunidades acolhedoras). Autor: Padre Vicente André de Oliveira – Editora Santuário

*Pastoral da Acolhida (Organização, Implantação, Manutenção). Autor: Ismael de Carvalho Silva – Editora A Partilha

*Ministério do Acolhimento. Autor: Dom Eusébio Oscar Scheid – Editora Nossa Senhora da Paz – RJ

*Ministérios da Acolhida e da Presidência. Autor: Francisco Rodrigues. Editora Ave-Maria

Reportagem e fotos: Fábio Sales 

Compartilhe:

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

nomeacoes

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute ações pastorais e prepara o 9º Plano Diocesano de Pastoral

nomeacoes

Nomeações e Decretos – 22/09/2024

Retiro anual do clero reflete: “O Padre: Discípulo de Cristo”