Diocese de Santo André

Bispo declara: “Nascem hoje mais cinco diáconos”

A assembleia atenta ouviu o animador informar que “Iniciamos o Rito de Ordenação Diaconal em que os candidatos a exemplo dos profetas, serão chamados pelo nome e responderão livremente a este chamado”. Em seguida, um por um, os nomes dos, agora diáconos transitórios, foram anunciados. Foi assim que: Cláudio Pereira Santos, José Aparecido de Sousa, Marcos Vinicius Wanderlei da Silva, Rudnei Sertorio e Vinícius Ferreira Afonso, responderam presente e acompanharam ao Rito do Propósito dos Eleitos, respondendo “Quero”, às indagações, tais como a de que “Quereis imitar sempre, na vossa vida, o exemplo de Cristo, de cujo Corpo e Sangue estareis a serviço?”.

            Antes da missa de Ordenação Diaconal, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, na manhã do sábado, (23/12), na Basílica Menor Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro de São Bernardo do Campo, os neo diáconos participaram do Rito de Profissão de Fé. A celebração, animada pelo Ministério de Música Estrela da Manhã e contou com a presença do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.

            Em sua explanação, Dom Pedro iniciou indagando: “Quantas pessoas ajudaram para que este dia chegasse. Peço uma salva de palmas para os formadores. Hoje ao adentrar aqui, fiquei emocionado em ver os leigos que atuam com tanta alegria e dedicação nas pastorais da nossa Igreja. E vocês leigos, peço também uma salva de palmas”.

            Sobre a missão dos diáconos, o bispo ensinou que “Nascem hoje mais cinco diáconos que a seu tempo serão sacerdotes da Diocese de Santo André. Na passagem do Evangelho recordamos a escolha de sete homens justos para servir, numa demonstração da preocupação da Igreja com o trabalho com os pobres. É daí que tiramos a inspiração para fazer surgir em breve o Vicariato dos Pobres. Lembremos de que diácono é igual a serviço. Jesus nos mostra este caminho. O servo Jesus Cristo que vive no seio da Igreja.

Ele nos ensina que amar é servir. Só prova que ama, quando somos servidor do próximo. Não é importante sentar a direita ou a esquerda do Senhor. O importante é o ato de servir o irmão, e o irmão mais necessitados. Aos cinco escolhidos por Deus, digo que vocês serão sempre diáconos. Serão sempre servidores. Como diáconos, como sacerdotes, nossa missão primeira é o serviço”.

Dom Pedro informou ao final da celebração que os cinco diáconos transitórios partem no dia 2 em missão na Diocese de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, juntamente com os demais seminaristas diocesanos. Eles vão retornar no dia 19 e depois, após um período de descanso, vão iniciar na Quarta-Feira de Cinzas, as atividades servindo nas comunidades. Claudio na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, (Diadema). José Aparecido na Paróquia Jesus de Nazaré, (SBC). Marcos Vinicius na Catedral Nossa Senhora do Carmo (S. André), Rudnei na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (SBC), e Vinicius Afonso na Paróquia Santíssima Virgem, (SBC).

O neo diácono, Vinicius Afonso, falando em nome dos cinco disse que “A Eucaristia vale muito mais do que qualquer agradecimento. Mas dediquemos um tempo para dizer um muito obrigado a Deus por ter destinado a cinco de seus filhos a possibilidade de vivenciar o rito da ordenação diaconal na manhã deste sábado. O passo de hoje é um dom de Deus, e não uma conquista de cada um de nós. Não somos merecedores, mas que como filhos amados, fomos escolhidos para esta missão. Uma palavra de carinho para a nossa família, aos amigos dos mais diferentes locais, aos nossos professores, aos colegas de classe, aos funcionários da Mitra, das Casas de Formação, das paróquias, aos membros das comunidades. Ao bispo emérito Dom Nelson que nos acolheu. A Dom Pedro pelo olhar e acompanhamento de pai, ao clero e religiosos. Aos amigos seminaristas, a todos que ajudaram a organizar esta celebração, ao pessoal da Basílica Menor. Um muito obrigado e tenham a certeza de que queremos ser instrumentos de Deus para tornarmos visível o Reino de Deus”.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão