Festas de Corpus Christi e Rebanhão de Carnaval foram instituídas por lei municipal na Estância
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires fortalece, por meio do Calendário Oficial de Eventos do município, tradições católicas, instituindo, por meio de Leis Municipais, a Festa de Corpus Christi e o Rebanhão de Carnaval. Em visita ao Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Santo André, realizada nesta quinta-feira, dia 21 de dezembro, o prefeito Adler Teixeira – Kiko reiterou o respeito à religião e a abertura para espaços de manifestação da fé. “Vivemos em um estado laico em que as ações de paz devem ser valorizadas. Por isso vamos garantir espaço e condições de segurança para a atividade em Ribeirão Pires”.
A “Festa de Corpus Christi”, conforme determina a Lei Municipal n° 6.212, de 29 de novembro de 2017, será comemorada anualmente no mesmo período do Feriado Nacional, cerca de 60 dias após a Páscoa. Tradicionalmente em Ribeirão Pires, a celebração da eucaristia se dá com a confecção de tapetes coloridos com diversos materiais, entre eles pó de café, serragem e casca de ovo; seguida de procissão e missa campal.
Neste ano, pela primeira vez, a celebração foi em conjunto com todas as Igrejas Católicas do município e presidida pelo Padre José silva, coordenador regional da pastoral Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Conhecido como “Carnaval do Povo de Deus”, o Rebanhão de Carnaval é realizado em Ribeirão Pires desde 1994. Instituído pela Lei Municipal nº 6.214, de 5 de dezembro de 2017, o encontro será comemorado no período de Carnaval do calendário de festejos nacional, em local previamente definido. O intuito é reunir fieis em quatro dias de retiro espiritual para momentos de adoração, oração, louvor e música.