Uma tradição vai se firmando. É que pelo segundo ano consecutivo, os prefeitos das cidades que compõem a Diocese de Santo André participaram de uma Missa em Ação de Graças reunindo os Poderes Públicos da região. A iniciativa do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e tem como objetivo: Rezar! Rezar pedindo a proteção divina em prol da união, buscando em conjunto as soluções para os problemas que são de todos os municípios. A cerimônia aconteceu na noite de terça-feira (20/02) na Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo do Campo. No ano passado foi na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.
Antes da missa a imprensa foi convidada a participar de uma coletiva com o bispo diocesano e os governantes das sete cidades. Esteve presente o prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio, Orlando Morando, o prefeito de Santo André, Paulinho Serra, o prefeito de São Caetano do Sul, José Aurícchio Junior, o vice prefeito de Diadema, Márcio Paschoal, o prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira, o prefeito de Rio Grande da Serra Gabriel Maranhão, o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio. O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, preso no trânsito, não pode comparecer.
Durante a celebração, Dom Pedro defendeu que a unidade do povo, dos governantes e de todos que exercem atividades públicas é fundamental para a vencer os desafios como a superação da violência, tema da Campanha da Fraternidade de 2018. “Deus nos guarde a todos e a cada um de vocês servidores públicos, na missão de amar e servir nosso povo, com honestidade e justiça, pela fé e pelo bom governo, para que a prosperidade e a paz habitem entre nós”, afirmou o bispo.
Representando os chefes dos Executivos municipais da região, o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, disse que a missão dos governantes não é a de serem servidos, mas servir, e que as atuais gestões municipais da região têm concentrado esforços para dar resposta à população mesmo diante da crise econômica enfrentada pelo país. “Devemos todos os dias dar resposta à sociedade, que clama por segurança, moradia, saneamento básico e por um transporte melhor”, ressaltou Morando.
Gesto concreto
Após a cerimônia, e antes da foto oficial, os prefeitos foram presenteados com frascos contendo amostras de água coletada em cada um dos municípios da região, simbolizando a união das cidades. No ano passado, como gesto concreto desta união, os governantes plantaram árvores, do tipo manacá, no jardim da Praça do Carmo.