Diocese de Santo André

Quaresma na “Mãe dos Pobres” – É tempo de solidariedade e oração

Pelo quarto ano consecutivo, as seis comunidades que compõem a Paróquia Maria Mãe dos Pobres, do Jd. Canhema em Diadema, durante as sextas-feiras do Tempo Queresmal, se reúnem para a “Penitência da Madrugada”.

Alguém pode pensar: “Mas na periferia de Diadema? Com toda a violência e os perigos?” Tudo começa logo cedinho, com o Pároco Pe. Julio Rodrigues Neves, abrindo ele mesmo, a Igreja Matriz da Paróquia para acolher pessoalmente, um a um, os seus paroquianos e paroquianas, que vão surgindo de todos os lados, em pequenos grupos de pessoas, pois a periferia da cidade é sim, perigosa. Mas a fé das pessoas é grande, maior que os perigos, e o desejo de rezar juntos e de ajudar a quem precisa é ainda maior.

A cada semana, a paróquia entra em contato com uma instituição de caridade de nossa diocese e vê quais são as maiores necessidades ou urgências em termos materiais. Visto isso e estabelecido o compromisso, nas missas e celebrações do domingo anterior, o convite é feito e o aviso da necessidade é dado. Ao todo, esse ano, foram 6 as instituições ajudadas: Cáritas Diocesana (Casa de Acolhida do Parque Miami); Comunidade Pe. Pio; Asilo da Sociedade São Vicente de Paulo; Obras Assistenciais das Irmãs Pias Operárias (Ir. Adriana); Associação Lar Menino Jesus e as próprias obras de assistência da paróquia (Sociedade São Vicente). Foram arrecadados ao todo, algo em torno de 5 toneladas (5 mil quilos) de doações. GRAÇAS A DEUS!

O esquema é sempre o mesmo, a celebração tem início pontualmente às 05h30 da manhã, no ato penitencial da missa todos saem pelas ruas do entorno da Matriz Paroquial rezando o terço penitencial, pedindo perdão pelos pecados, sejam  eles: Individuais, familiares, da sociedade, dos que não podem pedir perdão e dos que morrem em pecados. A cada mistério, uma pequena meditação ajuda na penitencia. Com refrões penitenciais. 06h de volta à igreja se prossegue com a Santa Missa, concluindo toda a penitência às 06h30, pontualmente.

A participação das pessoas, de todas as idades, é linda e expressa a Fé do povo bom da Paróquia Maria Mãe dos Pobres.

– Estar juntos, como família paroquial.

– Rezar juntos, uns pelos outros.

– Fazer penitência pelos pecados do mundo.

– Praticar o amor-caridade para com os mais necessitados.

– Preparar a Páscoa do Senhor, com Fé, Esperança e Amor.

Essa prática ou exercício quaresmal foi trazida para a nossa paróquia pelo nosso pároco, Pe. Julio Rodrigues Neves e com alegria e gratidão, o nosso povo participa e corresponde ao incentivo do sacerdote. No início, houve certo receio, por ser muito cedo e pelo medo por estarmos numa periferia. Hoje, a penitência da madrugada tornou-se um costume em nossa comunidade, que esperamos jamais perder. Nos ajuda a nos prepararmos para a Semana Santa e os Mistérios que vamos vivenciar ao lado do Senhor e de sua Mãe que também é a nossa!

Deus é Bom! 

Reportagem da Comunicação da Paróquia Maria Mãe dos Pobres

Região Pastoral Diadema

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO