Diocese de Santo André

“A oração é o combustível da alma”: Espiritualidade de Taizé promove reflexão aos jovens na Diocese de Santo André

Organizado pela Juventude Diocesana, evento realizado no sábado (26/05) reuniu cerca de 40 pessoas em busca do fortalecimento interior para ações em prol da sociedade e do Reino de Deus 

Em mais uma iniciativa de integração dos jovens para ações na Igreja e comunidades, o Setor Juventude da Diocese de Santo André promoveu o evento “Oração Taizé” – tradição iniciada na França, na década de 1940 – , um ato que se manifesta através de cânticos contemplativos e meditativos, composto de frases simples e de ícones, como a Cruz de São Francisco de Assis e um quadro de Nossa Senhora. 

Toda a ambientação do local, mais especificamente a Igreja Matriz São José, em Ribeirão Pires – local do encontro –  também é chamada para o momento de oração contemplativa, pois tem que ser um espaço silencioso, uma vez que a oração chama os participantes ao recolhimento interior e exterior. 

“Os jovens puderam entender um pouco melhor sobre a Oração Taizé, com a explicação da origem desta oração e no final uma partilha“, sintetiza o coordenador do Setor Juventude, Wellington Ferreira de Moraes. 

Mesmo com a paralisação dos caminhoneiros durante toda a semana, a falta de combustível em vários postos no Grande ABC e os consequentes transtornos no transporte público, cerca de 40 jovens ainda conseguiram se locomover até a cidade para participar da atividade.  

A oração em si realizada com todas as nossas forças tem muito poder, podendo transformar corações amargurados num doce, um coração fraco em um forte, sendo a oração o combustível da alma, como já dizia Santa Gertrudes “eleve a alma sedenta a Deus, a fonte da vida, e une dois entes que se amam: Deus e a alma”, descreve Moraes. 

Quem não conseguiu participar deste encontro, Festival Vocacional é uma boa oportunidade para conhecer mais sobre a espiritualidade e ação dos jovens. 

Para saber mais sobre a Espiritualidade de Taizé, acesse o Facebookhttps://www.facebook.com/setorjuventudesa/ou Instagram: https://www.instagram.com/setorjuventudesa/ e o www.setorjuventudesa.com.br para ficar por dentro de todas as informações e calendário de atividades. 

Recordando a experiência 

De acordo com Moraes, o momento de oração foi apresentado pela primeira vez na região, em 2005, quando a cidade andreense foi escolhida para acolher a Jornada da Confiança, que é organizada pela Comunidade Taizé do Brasil, com sede em Alagoinhas, no estado da Bahia.  

Nesta época foi a primeira vez que a Diocese e muitos jovens tiveram o contato com este momento de oração que teve a presença de jovens católicos e protestantes de diversas localidades do Brasil e de outros países“, relembra Moraes, para enfatizar que 12 anos depois, em 2017, os setores Juventude e Música organizaram em parceria, Oração Taizé no Festival Vocacional.

“Com o objetivo de unir todos os jovens da diocese de diversos carismas, esse evento contou com a presença de 4,2 mil jovens, sendo este momento repercutido por todos os jovens da diocese, onde muitos grupos de jovens refizeram a iniciativa em suas respectivas paróquias”, recorda. 

Próxima agenda 

O próximo evento organizado pelo Setor Juventude da Diocese de Santo André será a formação do Documento 85, que tratará da evangelização dos jovens e será dividido em dois encontros:  

*O primeiro acontecerá no dia 29 de julho (domingo) o segundo, no dia 19 de agosto (domingo).   

Origem da Oração de Taizé

Existente há quase 8 décadas, a comunidade Taizé (Lê-se Tesê) nasceu em 1940, na França, durante a Segunda Guerra Mundial, pelas mãos do Irmão Roger, que acolhia os refugiados na cidade francesa de Taizé. 

Naquela época, a iniciativa do irmão era criar um ambiente ecumênico de oração cristã entre todos que estavam no local, criando uma reconciliação entre membros católicos e protestantes de várias nacionalidades, por onde ao passar dos anos foram crescendo e criaram a Comunidade Taizé, que se comprometem de uma vida comunitária muito simples. 

Reportagem: Fábio Sales com colaboração de Wellington Moraes 

Fotos: Flávio Sá Setor Juventude

Compartilhe:

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025