Conforme notícia publicada no dia 27 de maio de 2015, pelos órgãos de imprensa do Vaticano, após comunicado oficial do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello a Dom Pedro Carlos Cipollini, o povo de Deus da Diocese de Santo André passou a conhecer o seu, então futuro bispo, que vinha para assumir a missão que antes era confiada ao bispo emérito, Dom Nelson Westrupp, scj. Dizia a nota: “Comunicamos oficialmente que o Santo Padre o Papa Francisco nomeou o Exmº Dom Pedro Carlos Cipollini para ser o novo Bispo Diocesano de Santo André, no Estado de São Paulo”.
A data de 27 de maio passou, então a ter uma relevância especial para a nossa Diocese. E é assim, que celebramos esta data, informando que neste ano de 2018, completam-se três anos do anuncio da nomeação pelo Papa Francisco.
Na época, ao ser procurado pela imprensa, Dom Pedro falou de seu sentimento na época. “Recebi a notícia com espanto por ser uma diocese muito grande e trabalhosa a que me foi destinada”. Ele também disse que desconhece os motivos do Papa Francisco, mas que é o Núncio, representante da autoridade máxima da Igreja Católica no Brasil, que organiza as transferências e nomeações e deve ter feito a indicação.
Em suas primeiras palavras após o anúncio da transferência, Dom Pedro Cipollini abençoou os fiéis e pediu por orações pela nova caminhada.