Diocese de Santo André

Dom Nelson: Tu és sacerdote para sempre!

Assim como diz a letra da bela canção, a vida do hoje, bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, scj, sempre será marcada por sua decisão vocacional, desde o tempo de tenra idade. E agora, toda a diocese se junta na sua alegria por celebrar os 54 anos de sacerdócio.

José Nelson Westrupp, nasceu em Imaruí no estado de Santa Catarina, no dia 11 de setembro de 1939, filho de Apolônio Westrupp e Leonila Berkenbrock (prima-irmã da Beata Albertina Berkenbrock, nascida e martirizada na mesma localidade, respectivamente em 1919 e 1931). Ingressou no seminário da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus em 29 de janeiro de 1951 aos 11 anos, sendo que manifestava indícios de vocação desde os quatro. De 1952 a 1957 completou o 1º e o 2º graus em Corupá-SC. Em 2 de fevereiro de 1959 realizou a profissão religiosa. Aos 24 anos foi ordenado padre, em 28 de junho de 1964, na cidade de Brusque-SC, com o lema “Pela graça de Deus sou o que sou.” (lCo 15, 10).

Uma vida devotada ao Reino de Deus

Em 11 de maio de 1991, foi nomeado bispo da Diocese de São José dos Campos, para suceder Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, que foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis. Dom Eusébio foi o 1º bispo da Diocese de São José dos Campos, criada em 1981. Foi sagrado bispo em 20 de julho de 1991, em São José dos Campos-SP, tendo como sagrante Dom Carlo Furno, então Núncio Apostólico no Brasil e Co-sagrantes Dom Geraldo Maria de Morais Penido, Arcebispo Metropolitano de Aparecida-SP e Dom Eusébio Oscar Scheid, tomou posse como 2º bispo da Diocese de São José dos Campos no dia seguinte. Foi bispo desta diocese de 1991 a 2003.

Foi Nomeado o 4º Bispo da Diocese de Santo André em 1º de outubro de 2003 e tomou posse no dia 29 de novembro de 2003, por ocasião do falecimento de seu predecessor, Dom Décio Pereira (1940-2003).

Dom Nelson foi também Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, entidade de cujo Conselho Permanente foi membro. Tem como lema episcopal “Sem mim nada podeis.” (Jo 15, 5).

Aos 3 de julho de 2014, celebrou solenemente na Catedral Diocesana de N. S. do Carmo em Santo André o jubileu de ouro presbiteral, completados em 28 de junho, rodeado dos irmãos no episcopado, numeroso clero de Santo André e São José dos Campos, seminaristas, religiosos e da presença marcante das lideranças pastorais.

Em 27 de maio de 2015, seu pedido de renúncia ao completar 75 anos de idade é aceito pelo Papa Francisco que, simultaneamente, nomeia Dom Pedro Carlos Cipollini para titular do bispado.

Com a vacância episcopal da Diocese de Lages, motivada pela transferência de Dom Irineu Andreassa para a Diocese de Ituiutaba, Dom Nelson foi nomeado aos 4 de fevereiro de 2017 como Administrador Apostólico daquela Igreja local, até recentemente quando o Papa anunciou o atual bispo diocesano.

Compartilhe:

Dia Mundial dos Pobres: ‘Tu és a minha esperança, Senhor’, veja a programação da Diocese de Santo André

Após 114 anos, Matriz Santo André será dedicada na missa do Padroeiro Diocesano

DIA MUNDIAL DOS POBRES

nomeacoes

Decretos – 12/11/2025

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida reúne agentes no Santuário Senhor do Bonfim

Aos 19 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, catedral reúne agentes e celebra missão de cuidado

Com o livro dos 70 anos em mãos, Diocese de Santo André participa da abertura do 16º Congresso de História

Dez foranias, um mesmo caminho: preparação para a Assembleia Diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/11/2025

“A vida não acaba aqui”: Dom Pedro preside as missas de Finados em Santo André e Rio Grande da Serra