Acolhida, um dos trabalhos da Pastoral da Saúde

Com o objetivo de aprender mais sobre o Sínodo Diocesano, a Pastoral da Saúde da Diocese de Santo André participou de um encontro com o Vigário Episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santo André (Curuçá). O evento contou ainda o Pe. Vanderlei Ribeiro, pároco local e assessor da Pastoral, que recepcionou todos os membros.

Pe. Joel explicou resumidamente como foi o processo do Sínodo e suas prioridades: Acolhida e Missão. “Temos a questão da acolhida, de ir ao encontro dos mais necessitados. E a Pastoral da Saúde, por excelência, faz isso ao visitar os irmãos doentes. Assim, está sendo acolhedora, missionária, cuidando dos enfermos”, frisou Pe. Joel.

A coordenadora da Pastoral, Maria de Fátima R. Siqueira Gutierres, destacou que os membros da Pastoral aprenderam mais sobre o Sínodo. “Ficou mais claro para as pessoas o que é o Sínodo, quais são as dimensões que precisamos trabalhar como agente de pastoral dentro da pastoral”, disse ela, que ressaltou a acolhida. “Precisamos ter este papel dentro das casas de repouso, para as pessoas que ficam acamadas. Vamos acolher estas pessoas”, completou.

Os membros da Pastoral aprovaram o encontro com o Pe. Joel. “Como eu não participei de todo o processo do Sínodo, agora deu mais clareza o que foi discutido. Gostei muito da parte do acolhimento porque as pessoas vêm encontrar isso dentro da Igreja”, frisou Gilberto Salles, da Paróquia Santo Antônio (São Caetano). “Gostei muito da palestra porque o Pe. Joel é muito comunicativo. Foi bom aprender pouco mais sobre o Sínodo”, emendou Maria Margarida Perobelli, da São João Batista (Rudge Ramos). Após a palestra, os membros da Pastoral se reuniram para um café comunitário.

Clique aqui e veja as fotos.

Texto e fotos de Thiago Silva