Diocese de Santo André

Encontrão Regional dos Cerimoniários trabalha o tema: Ver, Ouvir e Sair

Na manhã de 25 de novembro foi realizado o Encontrão Regional dos Cerimoniários da Região SBC Anchieta no Centro Comunitário das Crianças e Adolescentes de Nossa Senhora de Guadalupe com o tema: Ver, Ouvir e Sair! O dia estava muito chuvoso e parecia não colaborar com o programado, mas Deus sabe de todas as coisas e tudo é feito há seu tempo!

O evento contou com boa participação dos cerimoniários, tendo iniciado com um momento de oração preparado pela Ir. Jo, da Congregação das Irmãs Pias Operárias de São José, onde foi refletida a caminhada como Cristãos leigos e leigas nos preparando a um período de muito aprendizado, dinamismo. A formação sobre o Diretório Litúrgico especificando todo o trabalho dos cerimoniários e tudo que lhes é pertinente com a coordenadora de Liturgia Risocleide, onde muitos ao longo de suas explicações tiraram suas duvidas e curiosidades Enfim, foi uma manhã rica em informação pois depois desta manhã pudemos ter certeza que mesmo depois de tantos anos servindo, vivendo e aprendendo, ainda sim temos que afirmar que nascemos sem saber de nada e morremos sem saber de tudo!

Logo em seguida após este período formativo e enriquecedor realizado dentro do Centro Comunitário todos foram para a área externa, na quadra, e a propósito, cadê a chuva? Não havia sinal de chuva, pois naquela manhã aquela chuva que tínhamos visto era apenas chuva de bênçãos sobre aqueles jovens que deixaram suas casas num dia de domingo, para mais nos reabastecermos de Deus e de seus ensinamentos.

A quadra estava sequinha, e neste momento a Ir. Raygna também da Congregação Pias Operárias de São José realizou um momento de dinâmica onde nos fez refletir sobre o sentido da vida, visto que são nas coisas mais simples que encontramos o verdadeiro significado da vida, ou melhor, do Cristo que é caminho verdade e vida.

O almoço foi farto, nos juntamos e juntos fizemos a partilha de nossas vidas, conhecemos novos jovens, novas realidades, fizemos novas amizades, novos irmãos, foi um momento de convivência maravilhoso e gratificante e logo após fomos para o momento das brincadeiras, hora de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos sobre a Liturgia.

As brincadeiras foram preparadas com perguntas referentes à Liturgia, até mesmo o material explicado pela coordenadora Riso, foi um momento coordenado pela Val paroquiana de Nossa Senhora de Guadalupe, que junto com uma equipe de jovens soube coordenar este momento com muito entusiasmo e diversão, onde rimos nos divertimos e aprendemos brincando.

E enfim terminamos o nosso grande e maravilhoso dia com chave de ouro, hora de agradecermos a Deus por este dia vivido e reavivarmos a nossa Fé e esperança para sairmos em missão. Agradecemos imensamente a todos os coordenadores paroquiais de Coroinhas e Cerimoniários da nossa Região pelo esforço de todos a fim de que este evento acontecesse, pois mesmo nas dificuldades e particularidades vocês se fizeram presentes a todo o momento.

Agradecemos as Irmãs Jo e Raygna, a coordenadora de Liturgia Riso, e a Val que somaram conosco neste dia enriquecendo o nosso momento com seus conhecimentos, experiências, seus exemplos e divertimentos, tudo foi muito belo e gratificante.

Agradecemos também e nem podemos esquecer do Seminarista Eduardo que muito me ajudou, auxiliou na organização deste dia, muitas vezes sendo a minha consciência (rsrs). E junto a ele a equipe da cozinha, a equipe de canto e também aos jovens que durante o evento lideraram e se comprometeram em algumas equipes especificas tais como: Equipe de Ornamentação, equipe de Liturgia, e equipe de entretenimento / brincadeiras, a todos vocês o nosso muito obrigado, não há palavras para agradecer a vocês.

Por fim agradecemos a todos os Padres da Região que direta ou indiretamente nos apoiou  e nos ofereceram ajuda, especialmente e não desmerecendo os outros, mas ao Padre Gonise (Assessor da nossa Região) que vem nos assessorando, muito atencioso, prestativo, humilde e acima de tudo como um verdadeiro Pai.

Que Deus o abençoe grandemente, o fortaleça mais e mais na caridade na fé e na perseverança, e te encha de sabedoria junto aos demais Padres de nossa Região, pois estamos numa época em que cada um comemora mais um ano de Sacerdócio, e essa missão é só para os fortes.

 

Texto de Renata Paula da Silva

Coordenadora de Coroinhas e Cerimoniários (Região SBC Anchieta)

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão